Quinta-feira, 25 de abril de 2024



Abril marca o início da colheita do café em Rondônia

Um dia de campo realizado na propriedade rural do cafeicultor Ronaldo Bento, localizada na Linha 10, em Cacoal, marcou o lançamento da colheita do café, em todo o Estado de Rondônia. No ano de 2015, o dia 10 de abril se tornou a data oficial da colheita e vem sendo respeitada pelos cafeicultores. Colheita seguirá até o mês de julho.

 

Além de técnicos, vários produtores rurais também acompanharam o dia de campo. A expectativa do setor é que a colheita deste ano supere o ano passado, com a colheita de aproximadamente 2 milhões e 400 mil sacas de grão.
“Percebemos que a partir do mês de abril, o café está no ponto de maturação. Então estipulamos essa data, para que o cafeicultor não colha o fruto verde. A colheita do café no chamado ponto cereja, garante ao produtor mais volume, qualidade e claro, um maior rendimento financeiro”, garantiu o diretor técnico da Emater Janderson Dalazem.

A colheita do café no chamado ponto cereja, garante ao produtor mais volume, qualidade e claro, um maior rendimento financeiro.

O lançamento da colheita foi feita na propriedade de Ronaldo Bento, ganhador do prêmio sustentabilidade do café em 2017. Dando continuidade nos trabalhos que já desenvolve na propriedade rural, usando o mínimo de agrotóxicos e trabalhando de forma organizada, Bento espera colher o dobro do ano anterior.

“Eu vou pesquisando e quando acho que pode dar certo aplico novos manejos na minha lavoura. No final do ano passado plantei braquiária junto com o café, pois descobri que o capim ajuda a proteger das pragas e consequentemente usar menos agrotóxico. Eu pretendo colher 300 sacas de café”, espera o cafeicultor.

CONCURSO

Durante o lançamento da colheita de café, também foi lançada a 3ª edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé), que tem o objetivo de premiar os melhores café de Rondônia. Todos os cafeicultores que quiserem participar do concurso, devem se inscrever em qualquer escritório da Emater. As inscrições começam no dia 10 de abril e seguem até o dia 10 de agosto.

 

Por Magda Oliveira DIÁRIO DA AMAZÔNIA


spot_img


Pular para a barra de ferramentas