Quarta-feira, 24 de abril de 2024



Acir critica política de juros praticada do Governo Federal

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) criticou, ontem, a política de elevação dos juros praticada pelo Governo Federal, que levou a taxa básica para 14,25% ao ano. Segundo Acir, essa política só tem favorecido o capital especulativo e os bancos, que registraram elevação dos lucros no primeiro semestre deste ano.

O senador citou a divulgação dos resultados financeiros dos bancos, destacando que o Itaú registrou, no último trimestre, lucro superior a 22% em relação ao mesmo período do ano passado; o Bradesco registrou crescimento de 18%; e o Santander, 16%, enquanto a indústria registrou retração de 8,6% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

“Vários fatores explicam o lucro dos bancos, mas, sem dúvida, o principal deles é a política de elevação dos juros adotada pelo governo brasileiro, pressionado justamente pelo sistema financeiro internacional, que privilegia o capital especulativo no lugar do capital produtivo”, frisou Acir.

O senador disse que apoia o ajuste fiscal promovido pelo ministro Joaquim Levy, mas que ao aprovar o ajuste fiscal não significa que concorda com a política de juros. “Não faz sentido praticarmos uma taxa Celic de 14,25% ao ano, com a justificativa de fazer superávit primário e controlar a inflação, quando estamos nessa linha de elevação dos juros há mais de seis meses e isso não acontece”, disse.

Acir citou a redução dos juros como o melhor caminho para a retomada dos investimentos, do consumo e para a manutenção dos empregos. “Com a redução dos juros vamos fortalecer o mercado interno e avançar no desenvolvimento da economia brasileira, da economia real, aquela que produz e gera empregos”, sustentou Acir.

Pronto
#AIRTON-86_impressao
folder - aviões

 


spot_img


Pular para a barra de ferramentas