Sexta-feira, 26 de abril de 2024



Acir parabeniza Consórcio pelos 18 anos de fundação

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) parabenizou ontem, no plenário, o Consórcio Intermunicipal de Rondônia (Cimcero) pelos 18 anos de fundação. O senador disse que o sucesso do consórcio em viabilizar soluções compartilhadas para os municípios de Rondônia é um exemplo de que quando há união em torno do bem comum as coisas funcionam e os resultados positivos aparecem.

“É com imensa satisfação que vejo esse consórcio crescendo e se fortalecendo, pois é somente dessa forma, com a união de todos, que vamos conseguir superar as dificuldades, os momentos de crise, e levar para os nossos municípios a infraestrutura que eles precisam, e para população os serviços essenciais para a melhoria da qualidade de vida”, frisou Acir.

O senador disse que por meio de parcerias, o Consórcio está conseguindo viabilizar projetos, obras de infraestrutura e ações nas áreas de infraestrutura, saneamento, meio ambiente, saúde e educação. “As parcerias otimizam ações nos municípios, agregando qualidade e eficiência na gestão dos recursos e serviços públicos prestados à população e às prefeituras”, disse.

O Cimcero foi criado em 1997 por municípios da região Central do Estado, para que esses municípios pudessem somar esforços na prestação de serviços urbanos – como a manutenção das estradas vicinais, serviços de saúde, ambientais e de saneamento. Naquela época, o consórcio fez a maior compra de equipamentos da história do Estado, até então, para conservação da malha viária de Rondônia. Foram adquiridas 45 máquinas, entre retroescavadeiras, motoniveladoras e pás-carregadeiras.

Em 2010, o que era um consórcio regional passou a ser um consórcio estadual. Hoje, reúne 41 dos 52 municípios de Rondônia e é o consórcio intermunicipal com o maior índice de adesão no País. Ou seja, 94% dos municípios do Estado participam desde consórcio.

LIXÕES

Em 2010 também foi criado o Programa Ambiental do Consórcio, que tem como meta a desativação de todos os lixões no Estado, atendendo à Lei 12.305, que tinha como prazo a desativação dos lixões em todo Território Nacional até 2 de agosto de 2014, prorrogado para 2018. Até o momento, já foram desativados 14 lixões em Rondônia, com a instalação de dois aterros sanitários, que recebem os resíduos sólidos desses 14 municípios.

Na área da Saúde, foi criado um sistema inédito no Brasil para atender aos municípios, integrados os serviços municipais a uma rede de laboratórios e clínicas que prestam todo tipo de exame e serviços médicos e cobram abaixo da tabela do SUS. São mais de 82 entidades de saúde cadastradas e oito laboratórios digitais que atendem a todo o Estado.


spot_img


Pular para a barra de ferramentas