Terça-feira, 23 de abril de 2024



Adelino Follador critica sistema Gênesis e pede mais planejamento da Seduc

Em seu primeiro pronunciamento, após a reabertura dos trabalhos legislativos, durante sessão ordinária desta quarta-feira (21), o deputado Adelino Follador (DEM) destacou o debate realizado na reunião da Comissão de Educação realizada nesta manhã, no Plenarinho da Assembleia Legislativa.

A Comissão recebeu o gestor da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Florisvaldo Alves da Silva e técnicos para explicar a implantação do Painel 360 Graus do Projeto Gênesis, que o governo está implantando nas Coordenadorias Regionais da Seduc.

O deputado disse que a implantação do sistema Gênesis, “que está sendo apelidado de Apocalipse, pois é o fim”, estaria criando uma situação ruim para todos.

O programa se baseia na Lei nº 680, do Plano de Carreira, e a lotação dos professores é automática, com base no termo de posse da contratação pelo concurso, e o servidor deve ser realocado na sua função de origem.

Adelino Follador defendeu um planejamento mais elaborado, sem que os servidores sejam prejudicados e sugeriu que a Seduc faça um levantamento do que pode ser feito, antes que se crie um transtorno ainda maior.

“Nós não somos contra a atitude do governo, se é que precisava ser tomada. Se tem alguma coisa errada, tem que ser arrumada, mas não podemos admitir que o concursado de 20, 30 anos atrás, seja prejudicado. Tem que ter respeito pelo servidor público”, enfatizou o deputado.

Comissão de Agricultura

Adelino Follador ressaltou que, durante a reunião desta quarta-feira, a Comissão de Agricultura aprovou e encaminhou requerimentos a Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) solicitando esclarecimentos quanto às agroindústrias do Estado e investimentos de recursos públicos.

O parlamentar ressaltou que a Comissão cobrou informações sobre o Programa Compra Direta do Produtor, que segundo Follador, não estaria autorizando os produtores rurais venderem suas produções de forma direta para as escolas agrícolas e, por outro lado, estaria priorizando algumas cooperativas.

“É preciso fazer uma concorrência transparente, para que todo mundo participe”, frisou o parlamentar.

Follador ressaltou que a Comissão também solicitou da Seagri, levantamento de quais municípios já foram contemplados com a distribuição de mudas de café. As mudas, de acordo com o deputado, foram adquiridas por meio de emenda disponibilizada pela Comissão no valor de R$ 4 milhões.

“Nós viabilizamos o recurso, já está passando da época de plantar e tem município que ainda não recebeu as mudas. Precisamos saber por qual motivo”, concluiu o deputado.

ALE/RO – DECOM – Juliana Martins
Foto: Ana Célia


spot_img


Pular para a barra de ferramentas