Quinta-feira, 25 de abril de 2024



Adelino Follador ressalta acordo que reduziu valores de taxas da Sedam

Parlamentar também destacou acordo com Detran sobre situação dos ciclomotores…
Adelino Follador ressalta according that reduziu Valores de taxas da Sedam

O deputado Adelino Follador (DEM), em seu pronunciamento na sessão ordinária desta terça-feira (29), ressaltou o acordo firmado entre o setor produtivo e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) para a redução das taxas de licenciamentos de empreendimentos e manejo. Ele também destacou que o Detran encaminhará projeto para redução de taxas para expedição de documentos dos veículos de baixa cilindrada, os ciclomotores.

Adelino tranquilizou o setor produtivo, “pois foi efetivado acordo junto com a Sedam sobre a cobrança das taxas que estavam abusivas, acima do limite”. O deputado destacou que as entidades dos setores participaram e todas as demandas foram acatadas.

O parlamentar lembrou que, quando os técnicos do setor apresentaram suas demandas, foi constatado efetivamente “que os valores estavam absurdos”. Ele exemplificou a cobrança de uma taxa, que era de R$ 83 mil e baixou para R$27 mil. O deputado citou outros exemplos que foram acordados e que em alguns casos, chegou até a isenção.

Follador disse que o projeto era para ter sido entregue nesta terça-feira (29), mas   não foi possível. “Poderíamos ter votado o projeto hoje, mas a matéria será encaminhada até esta sexta-feira (2), chegará a Assembleia e conseguiremos votar na próxima semana”.

Ele disse, também, que os produtores que entregarem projetos a partir desta semana já serão inseridos nos novos valores, reduzidos. “Este foi o compromisso do secretário da Sedam”, afirmou Adelino.

 

Detran

O deputado Adelino anunciou, também, o acordo com o Detran para baixar as taxas para expedição da documentação de habilitação e de registro dos ciclomotores, como são chamados os veículos de baixa cilindrada, também conhecidos como cinquentinha e bicicleta elétrica.

Segundo o deputado, para emitir a carteira é necessário frequentar aulas teóricas e práticas em auto escolas, “com 50% do que é necessário para tirar habilitação normal”. No entanto, disse que as empresas não estão reduzindo pela metade o valor para expedir o documento.

Diante disso, anunciou que conseguiu acordo com Casa Civil e Cotel para que o Detran encaminhe à Assembleia projeto com redução das taxas e “há comprometimentos das escolas em reduzir os valores também”.

Adelino afirmou que os compradores que adquirem este tipo de transporte são pessoas de baixa renda e não podem ser tratadas da mesma forma que os demais.

Ele lamentou que o prefeito de Ariquemes esteja colocando fiscalização nas ruas para prender e multar quem não tem a carteira, que não era obrigatória na época da compra. “Não podemos prejudicar o consumidor”, citou.

 

Apartes

O deputado Cleiton Roque (PSB) parabenizou Follador por defender o setor produtivo, não somente da agroindústria, “mas postos de combustível e todos os demais que são atingidos pela cobrança abusiva das taxas da Sedam”.

Lúcia Tereza (PP) disse que os deputados foram ludibriados pelos técnicos da Sedam com o envio do projeto, com quase 100 páginas, no fim do ano, para votação, e com alteração gigantesca nas taxas. Ela parabenizou o deputado Follador por ter saído em defesa do povo, demonstrando união com outros parlamentares e reverter a situação.

 

ALE/RO – DECOM – [Geovani Berno]

Foto: Ana Célia


spot_img


Pular para a barra de ferramentas