Quinta-feira, 25 de abril de 2024



Arborização urbana é pouco explorada em Ji-Paraná

A arborização urbana é um dos principais requisitos para tornar uma cidade bela. Nesta área, Ji-Paraná precisa melhorar e muito, pois são raríssimos os canteiros centrais da cidade que possuem árvores.

 

A avenida Clóvis Arraes no primeiro distrito de Ji-Paraná, é a rua que possui o maior número de árvores plantadas na cidade. São várias as espécies, entre elas os Ipês Rosa, amarelo e branco.

 

Essas árvores foram plantadas há cinco anos e apesar de jovens, já proporcionam beleza e ambiente agradável na avenida.

 

Estudo

 

Para o diretor a nível nacional da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem (SPVS), Clóvis Borges, é preciso aprimorar o levantamento. “O fato de ter uma árvore perto de casa me permite falar sobre a qualidade de vida [sombra na rua], mas não da conservação da natureza”, diz ele. A questão é que uma árvore sozinha não garante a biodiversidade, tampouco ter uma rua cheia de árvores da mesma espécie. “O ideal seria que pelo menos a rua tivesse várias espécies diferentes de árvores nativas”, diz Borges.

Se as cidades fossem arborizadas haveria outra situação de biodiversidade. “Haveria várias espécies de animais vivendo nas cidades e não apenas algumas”, diz.

O arquiteto de ambientes urbanos Luiz Paulo Coelho Reis assinala que seria bom se houvesse árvores frutíferas e de várias outras espécies em um mesmo ambiente. E que na hora de decidir qual espécie plantar, que se pensasse na sustentabilidade: as árvores consomem carbono em período de crescimento. “Escolher as que mais crescem ajudaria o planeta”, diz ele. Informações: Gazeta do Povo

 

 

Florada do ipê na avenida Clóvis Arraes registrada pelo Rul no mês de setembro

 


spot_img


Pular para a barra de ferramentas