Sexta-feira, 26 de abril de 2024



Cleiton Roque recebe representantes do movimento negro em Rondônia

Cleiton Roque recebe representantes do movimento negro em Rondônia

Na manhã desta terça-feira, (1º), o deputado Cleiton Roque (PSB), recebeu no gabinete membros de uma comissão em Defesa do Movimento Negro em Rondônia para tratar do fomento ao Dia da Consciência Negra em nível estadual, entre outros temas.

O representante do comitê pela equidade racial da Eletronorte Rondônia, Orlando Francisco de Souza, requereu ao deputado além do Dia da Consciência Negra, a criação de cotas para negros em concursos públicos em todos os níveis, pois segundo ele, a obrigatoriedade só existe para o Executivo.

Além disso, a comissão pediu o apoio para a Semana da Consciência Negra que será realizada em Rondônia de 16 a 21 de novembro e solicitou que seja cumprida no Estado a aplicação dos estudos de ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio, públicas e privadas, conforme preconiza a Lei 10.639 de 2003.

Cleiton Roque informou que será enviado para a Mesa Diretora da Assembleia, requerimento de sua autoria, juntamente com outros deputados, para a realização de audiência pública no dia 19 de novembro, às 9h, para tratar dos temas da causa da consciência negra. Além disso, será encaminhada proposta para criação da Lei que institui o Dia Estadual da Consciência Negra.

Desta forma, Rondônia seguirá o exemplo de estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia e municípios como Ouro Preto e Jaru, que já instituíram o 20 de novembro como feriado estadual para que “sejamos lembrados e discutidos temas relevantes à consciência negra”, informou Orlando.

Presentes ao encontro Elsie Shocknes e Maria Marta (Martinha) Amorim do movimento Tucanafro; Gilson Queiroz, representando o Sindicato dos Urbanitários, Sindur; Niedja Santana da União dos Negros do Brasil, além de Orlando Francisco de Souza, do comitê da equidade racial da Eletronorte Rondônia.

20 de novembro

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.

A data de sua morte, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em 1978, no contexto da Ditadura Militar Brasileira, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que seus descendentes reivindicam.

ALE/RO – DECOM – [ Geovani Berno ]

Foto: José Hilde


spot_img


Pular para a barra de ferramentas