Quarta-feira, 24 de abril de 2024



Conab registra crescimento de 12% na área plantada de cana-de-açúcar

A área de plantio da cana-de-açúcar na safra 2018/2019 deve crescer cerca de 12% em Rondônia, superando a marca de 2 mil hectares. Os dados estão no primeiro levantamento da cultura divulgado, nesta quinta-feira (3), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Mesmo com a elevação, o estado ainda sente o reflexo da crise econômica, que afeta os investimentos na produção canavieira, seja pela redução do ritmo de expansão do plantio em áreas próprias ou pela devolução da maior parte das áreas anteriormente arrendadas.

De acordo com o estudo, além de gerar uma capacidade ociosa de terras, a situação também interferiu nos investimentos de plantio, o que acabou afetando na produtividade. Para esta safra, espera-se uma queda de 7,6% no índice, passando de 42 mil kg por hectare da anterior, para 39 mil kg por hectare na safra atual.

Apesar da baixa produtividade, a produção total da cana conseguiu aumentar no estado em 3,6%, graças ao crescimento na área. Esse incremento fez a colheita rondoniense registrar 80,8 mil toneladas do produto. A maior parte dessa produção foi direcionada à fabricação de etanol hidratado, produto utilizado como combustível para veículos. Nesta safra, a expectativa é de um acréscimo de mais de 1,5 milhão de litros de etanol, totalizando cerca de 6 milhões de litros, volume 34,2% superior ao registrado na safra passada no estado.

Os dados completos da evolução da cana-de-açúcar no país estão divulgados no site da Companhia. Clique aqui para acessar o estudo.


spot_img


Pular para a barra de ferramentas