Quinta-feira, 25 de abril de 2024



Deputado Adelino Follador busca acordo para encerrar greve da Educação

O deputado Adelino Follador (DEM), acompanhado do vice-prefeito de Ariquemes, Lucas Follador (DEM) participou do evento realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (Sintero), para homenagear as profissionais da educação pelo Dia Internacional da Mulher. O evento aconteceu na última sexta-feira (9), no auditório do Sintero, em Ariquemes.

Na ocasião, o deputado ouviu o comando de greve da regional. Follador reforçou seu apoio à categoria e disse que vem acompanhando todo processo de discussão e que tem intercedido, junto ao governo do Estado, para que o plano dos profissionais da área da Educação seja atendido.

“Esperamos que essa paralisação possa cessar o quanto antes, pois entendemos que, através de um acordo todos saem ganhando. Estes profissionais que tanto sofrem, são peças fundamentais no desenvolvimento do Estado”, disse o deputado.

Na quinta-feira (8), Adelino Follador cancelou agenda programada para Brasília, para participar de um encontro entre o Sintero e a Mesa Estadual de Negociações Permanente (Menp), porém, segundo o deputado, “em clara demonstração de desrespeito com a categoria, a Menp desmarcou a reunião”.

O parlamentar disse estar preocupado com os problemas que ocorrerão em decorrência da greve, e destacou os convênios de transporte escolares com as prefeituras, uma vez que o calendário não irá conferir no final do ano letivo.

Na manhã de domingo (11), o deputado teve um encontro como governador Confúcio Moura (MDB). Na ocasião, o chefe do Executivo garantiu ao parlamentar que marcará uma reunião urgente com os secretários da Menp. O objetivo é orientar a facilitação nas negociações, dentro das possibilidades e responsabilidades em que o Estado pode assumir, visando o fim da paralisação.

Representantes do Sintero agradeceram o apoio do deputado Adelino Follador, que esteve presente praticamente todas as discussões, em solidariedade aos trabalhadores da Educação.

Segundo a dirigente do Sintero em Ariquemes, professora Metilde Alves, a categoria reivindica o que a legislação determina e espera que o Estado atenda e execute a lei conforme o Plano Estadual de Educação, Lei nº 11.738/2008, que regulamenta o piso salarial profissional nacional e o Plano de Carreira, regulamentado pela Lei Complementar nº 680/2012.

ALE/RO – DECOM – Assessoria 
Foto: Assessoria


spot_img


Pular para a barra de ferramentas