Terça-feira, 16 de abril de 2024



Detran vai intensificar campanhas em todo o Estado

Com a fixação da exigência de apresentação do exame toxicológico para os motoristas profissionais, em fase de renovação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), foi estabelecido o prazo de 180 dias, a partir de 1º de janeiro último, para o início da mudança. A temática e outras mais relacionadas às modificações que devem levar à redução do alto índice de violência no trânsito, principalmente em Rondônia, foram assuntos de pauta do radialista Frota Neto, na manhã de ontem, durante o programa “Manhã da Globo”, na rádio Globo Rondônia. “Ainda estamos adequando as clínicas para que este exame possa ser realizado de acordo com as especificações”, diz.

O entrevistado da edição de ontem do programa foi o diretor de Habilitação, Medicina e Educação de Trânsito do Detran (RO), Acácio Figueira, que teceu esclarecimentos e pontuou sobre as problemáticas básicas que estão sendo confrontadas pelo órgão. Na oportunidade, o diretor fez ressalvas ao período das festividades carnavalescas e destacou o empenho do Detran e parceiros nas campanhas de conscientização desenvolvidas com o intuito de levar “paz e tranquilidade neste período”. Segundo ele, pensando na redução de truculências durante o carnaval, em Porto Velho, os trabalhos foram iniciados há 15 dias, com mais de 60 agentes do órgão envolvidos, para um trabalho de conscientização. “As blitze estão acontecendo com a integração de vários órgãos. Levamos esclarecimentos sobre infrações, gravidez na adolescência, prevenção de acidentes, dentre outras. Mas, também faremos, em um segundo momento, fiscalização repressiva com a aplicação de multas aos condutores que estiverem oferecendo riscos à sociedade”, explica Acácio.

O diretor setorial do Detran também informou que o órgão vem tentando mudar a imagem de que o órgão é um “fábrica de multas”. Segundo Acácio, as campanhas de conscientização foram intensificadas para que as informações sejam levadas e não haja mais a desculpa do não acesso à informação. “A filosofia do órgão é de alinhamento entre educação e repressão. Mas, a primeira mudança tem que vir do condutor. Tem que ter consciência no trânsito”, explica.

O radialista Frota Neto também questionou o diretor sobre os constantes flagrantes de condutores fazendo uso de telefones ao volante. “Esses são alguns dos pontos. O condutor deve lembrar que as penalidades são altas. Como exemplo, citamos a multa por embriaguez, que é de R$ 1.915,00, apreensão da CNH, veículo apreendido, condutor preso e suspensão do direito de dirigir por 12 meses”, argumenta Acácio Figueira.

Ações para redução de violência

O diretor de Habilitação do Detran, Acácio Figueira, durante entrevista à Rádio Globo Rondônia, informou que nos últimos anos o órgão apresentou redução proporcional de 52% do número de acidentes de trânsito em Porto Velho. Na opinião do diretor, isso se deve às ações realizadas que elevaram a cidade no ranking do índice de redução para 2º lugar. Como resultado, redução do número de mortes no trânsito. “O Detran vem buscando melhorar sua performance em várias direções. Atualmente, em todo o Estado, são 72 pontos de atendimento para que o processamento das informações seja mais rápido. Estamos reduzindo a burocracia e o usuário desses serviços é o mais beneficiado, ganhando com menor tempo de espera pelo atendimento”, finaliza Acácio Figueira, crente no bom atendimento e respeito ao usuário dos serviços do órgão em Rondônia.


spot_img


Pular para a barra de ferramentas