Sexta-feira, 26 de abril de 2024



Doze são presos por suspeita de mineração ilegal em Ariquemes, RO

Doze pessoas foram presas na noite de segunda-feira (28), suspeitas de explorarem minério ilegalmente na Zona Rural de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari. A prisão aconteceu durante uma operação conjunta entre o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (PMA) e a Secretaria do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

Polícia Militar Ambiental chegou ao local através de denúncia anônima (Foto: Willian Andrade/Rede Amazônica)

Conforme a PMA, após uma denúncia de atividade de extração irregular de minérios em uma fazenda, os agentes de fiscalização foram até o local, que fica na RO-257, a cerca de 60 quilômetros de Ariquemes.

De acordo com o boletim, na propriedade foi encontrada uma área considerável de dano causado pelos infratores ambientais. Doze pessoas foram abordadas no acampamento do garimpo ilegal.

Os policiais encontraram três tratores, dois caminhões usados para transporte do minério, motores estacionários e outros materiais usados especificamente em garimpo.

No espaço de acomodação da cozinheira, foram encontradas duas armas, sendo uma espingarda calibre 20 e um rifle calibre 22, além de 46 munições intactas. Os agentes ainda encontraram cerca de 540 quilos de minério cassiterita, armazenados e prontos para serem transportados.

Os 11 homens e a mulher, com idades entre 26 e 52 anos, que estavam na localidade foram conduzidos à Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) de Ariquemes. O caso foi registrado e será investigado pela Polícia Civil.


spot_img


Pular para a barra de ferramentas