Terça-feira, 23 de abril de 2024



Em 30 horas, chuva de 185,6 mm supera média mensal em Ji-Paraná, RO

As instabilidades que voltaram a atuar em parte da Amazônia superaram qualquer previsão numérica para o período de curto prazo nas últimas horas.


Em Rondônia, o município que mais registrou chuva nas últimas 30 horas foi Ji-Paraná, na região central do estado.
Somente em um período de 60 minutos, na tarde de segunda-feira (20), a precipitação aferida na estação telemétrica operada pela Agência Nacional de Águas (ANA) chegou a 122,2 milímetros sendo 51,6 mm em apenas 15 minutos. Tal volume elevado de chuva resultou em alagamentos, enxurradas e transbordamentos de córregos no perímetro urbano.
Já entre o final da tarde e o início da noite desta terça-feira (21), novamente, a cidade foi atingida por um novo temporal, que saldou mais 63,4 mm. Somando os dados em um intervalo de apenas 30 horas, Ji-Paraná acumulou praticamente a média climatológica esperada para todo o mês de outubro, com acumulado de 185,6 mm.
Uma estação meteorológica automática instalada no Centro da cidade, também computou precipitação, de 35,1 mm, além de rajada máxima de vento de 63,7 km/h às 17h08min (local).
Mais uma vez, ruas, avenidas e construções ficaram alagadas e em parte da Zona Oeste, o vento forte derrubou algumas árvores.
Como a chuva caiu sobre as proximidades do perímetro urbano e não em municípios vizinhos, o nível do rio Machado seguiu estável, com 6,66 metros, valor considerado dentro da normalidade.

 


spot_img


Pular para a barra de ferramentas