Sexta-feira, 19 de abril de 2024



Governo lança programa que integra secretarias pela segurança pública em Rondônia

ombater a violência de forma integrada com ações conjuntas envolvendo as pastas do Governo do Estado, dos municípios e a comunidade, esse é o objetivo do Programa Rondônia Segura, projeto anunciado na tarde desta quinta-feira (21) em Porto Velho.

Segundo o secretário de segurança do Estado, o Coronel Bombeiro Lioberto Ubirajara, o programa foi pensado com base na máxima de que “todos podem contribuir com a segurança pública”. Todas as secretarias, explica o secretário, atuarão de forma estratégica em trabalhos distintos, mas pensados para fortalezar o combate à violência.

De acordo com o coronel Ubirajara, o projeto se resume ao diálogo e na mudança da mentalidade, para combater a criminalidade ainda na raiz, envolvendo os jovens em atividades culturais, esportivas e profissionalizantes. “Já temos muitos projetos sendo desenvolvidos, também trabalharemos isso para que tenhamos menos gastos, sem perda da finalidade e do desempenho dos trabalhos”, explicou o secretário.

O governador Confúcio Moura explicou o programa fazendo um chamamento a todos os secretários e servidores públicos, para que haja engajamento no projeto. “O primeiro passo é parar de delimitar espaços de atuação. A união desprendida de singularidades será a tônica para que o programa dê certo”, avaliou.

Confúcio anunciou a parceria das forças de segurança de outros estados que, em conjunto com as polícias de Rondônia, intensificarão as ações de repressão ao tráfico na faixa de fronteira com a Bolívia. “Combatendo o tráfico em Rondônia, contribuímos substancialmente para a diminuição da venda e consumo de drogas em São Paulo, por exemplo”, acrescentou o governador ao falar da proposta das parcerias firmadas entre os estados.

Segundo a assessoria do Governo, as discussões que deram origem ao Programa Rondônia Segura tiveram início em março, quando o país discutia a questão da violência nos presídios brasileiros, principalmente nos Amazonas, Acre e Roraima. “É possível avançar, e esse é o primeiro passo”, acentuou o governador Confúcio Moura durante entrevista.


spot_img


Pular para a barra de ferramentas