Sexta-feira, 19 de abril de 2024



Infraero inaugura obra de R$ 6,8 milhões no aeroporto internacional de Porto Velho

Inaugurada e entregue à comunidade de Porto Velho, ontem, a nova Seção Contra Incêndio (SCI), no aeroporto internacional de Porto Velho Governador Jorge Teixeira de Oliveira. A cerimônia foi realizada nas instalações do novo edifício, localizado no sistema de pistas e pátio do aeroporto.
A obra custou R$ 6,8 milhões, foi custeada pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e levou cerca de dois anos para ficar pronta. Durante a cerimônia de inauguração, Rubem Ferreira Silva, superintendente regional da Infraero ressaltou a importância da instalação do novo espaço. “A aviação civil precisava disso. Foi um investimento compatível com o pessoal que desenvolve as atividades neste seguimento”, ressaltou. Silva declarou que as instalações anteriores já necessitavam de ajustes, pois a estrutura era a mesma desde a década de 80.

Dentro das normas legais

O último acidente grave na região que foi necessário acionar os bombeiros de aeródromo foi há cerca de seis anos

Ainda segundo o Subcomandante do Corpo de Bombeiros as áreas que compõem a seção são adequadas para atender as normas legais em vigência e que determinam os padrões deste tipo de instalação e servem de exemplo para a construção em aeroportos de outros Estados nos quesitos acomodação de veículos, sistema de energia para veículos, sistema pneumático, ambiente para a acomodação de extintores e o espaço para a equipe, que dispõe de alojamento, cozinha, refeitório, banheiros, biblioteca, sala de diversão e um campo de futebol.

“Os profissionais que atuam nesta área ficam de prontidão esperando algo acontecer. Então o saudável é que tenha algo para se ocupar. No novo espaço terá uma biblioteca, um benefício que oferecerá dignidade aos profissionais de plantão. As melhorias propostas no novo espaço trarão ganhos operacionais aos serviços de salvamento e prevenção, com mais espaço e facilidades para que os bombeiros possam exercer seu trabalho com excelência e rapidez”, diz Silva.

Bombeiro de Aeródromo

O efetivo do Bombeiro disponível para as atividades no aeroporto é de 29 profissionais, que são chamados Bombeiros de Aeródromo e trabalham em regime de revesamento, em equipes de nove, atentos para atender sinistros que possam acontecer num raio de oito quilômetros do aeroporto, envolvendo aeronaves ou incêndios. O efetivo conta com cinco viaturas à disposição. O profissional desta área além de combate a incêndios atua na desobstrução de pista, balizamento de pista e na prática de atendimento a vítimas em aeronaves. É este profissional que faz o lançamento, por exemplo, de espuma na pista, caso a aeronave precise fazer pouso de emergência e com isso, evitar a produção de faísca. “Geralmente como medida preventiva, porque é comum que os pilotos aterrizem quase sem gasolina, nestes casos”, explica o BM Rodrigues da Silva.

O efetivo do bombeiro disponível para as atividades no aeroporto é de 29 profissionais

Seis anos sem acidentes

Os últimos acidentes graves acontecidos na região de Porto Velho e que necessitaram acionar os bombeiros de aeródromo foi há cerca de seis anos, após a queda de uma aeronave de origem peruana e outra da Força Aérea Brasileira (FAB), que caiu numa floresta nas proximidades do Espaço Alternativo. Durante a solenidade de entrega das instalações da seção contra incêndio, também foi concluído curso de Formação Técnico de Bombeiro de Aeródromo, que durou 80 horas.

Nova Seção

O novo edifício tem uma área construída de 5,2 mil m², sendo 651 m² somente para abrigar os carros contra incêndio (CCI) disponíveis no aeroporto, e fica localizado a 700 m do terminal de passageiros. Entre as facilidades disponíveis também conta com depósitos de equipamentos, áreas de abastecimento rápido para os carros contra incêndio e integração com a área de treinamento com fogo. As obras da nova SCI contemplaram a implantação de novas vias de acesso ao sistema de pistas e pátio do aeroporto, garantindo o tráfego rápido às áreas operacionais e permitindo um atendimento mais rápido em casos de emergência.

A nova seção conta com áreas de abastecimento rápido para os carros contra incêndio

Voos extras em Porto Velho na alta temporada

De acordo com Rubem Ferreira Silva, superintendente regional da Infraero, a nova seção contra incêndio está apta a atender a demanda de voos já existentes no aeroporto internacional Jorge Teixeira, bem como demandas futuras, tanto em equipe quanto em veículos.

Questionado sobre este assunto, Vicente da Silva Oliveira, superintendente da Infraero em Porto Velho informou que nos meses de dezembro e janeiro, também chamada de alta temporada, haverá incremento de voos extras operando em Porto Velho. “São cinco voos extras da empresa Azul e quatro da GOL”, detalha Oliveira.

Os voos extras são os que fazem escalas em Brasília (DF), Cuiabá (MT) e Manaus (AM). “Não podemos chamar a atenção da população para este período: independente de voos extras, o que faz a diferença é que o passageiro esteja atento ao horário de seu voo. Em alta temporada, o ideal é que esteja duas horas antes e no máximo meia hora antes do voo. Passado este tempo o sistema fecha aí não será má vontade do atendente não fazer o atendimento. Os atrasos impactam os próprios passageiros”, lembra Oliveira.


spot_img


Pular para a barra de ferramentas