today-is-a-good-day





Quinta-feira, 28 de março de 2024




Ji-Paraná: Obra da UPA será licitada dia 27, informa secretário

A Licitação da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), em Ji-Paraná que seria realizada em setembro, será dia 27, segundo informou o secretário de Saúde Renato Fuverki. Projeto que vai descentralizar o atendimento de urgência e emergência do pronto-socorro do Hospital Municipal terá investimentos de R$ 3,8 milhões do governo do Estado por meio do Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômico (Pidise).

“Não havendo empecilho a gente acredita que no dia 27 às 11h de Brasília, na Superintendência de Compras e Licitações (Supel), em Porto Velho haverá a licitação da UPA. Estando tudo correto a empresa vencedora tem aí um prazo de 30 dias para assinar o contrato e receber a ordem de serviço”, garantiu Fuverki.

O edital já foi finalizado conforme comunicado da Secretária de Estado da Saúde (Sesau). A previsão é que o projeto será licitado na modalidade Regime Diferenciado de Contratação (RDC), prevista na Lei 12.464. A obra será edificada no antigo Campo do Vila Nova no Segundo Distrito, em um área de 6,5 mil m².

“A UPA será uma estrutura grande, moderna e toda equipada. Com a instalação da UPA a gente acredita que os serviços serão prestados com muito mais qualidade, e paralelo a isso, imediatamente, após ordem de serviço da UPA, a gente começa a trabalhar para implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)”, disse.

Nas localidades que contam com UPAs, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas. A UPA terá salas de estabilização e semi UTI. A estrutura que vai humanizar e ampliar o atendimento no setor de saúde, evitando a superlotação no Hospital Municipal.

As UPAs funcionam 24 horas com atendimento de urgência e emergência. As unidades inovam ao oferecer estrutura simplificada – com raio x, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.

As UPAs 24 horas trabalham de forma integrada com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ao ligar para o número 192, o cidadão tem acesso a uma central com profissionais de saúde que oferecem orientações de primeiros socorros, além de definir os cuidados adequados a cada situação. Em muitos casos, o Samu presta o primeiro atendimento e encaminha o paciente a uma UPA. Essa integração qualifica os atendimentos já que, ao prestar o primeiro socorro, as equipes do Samu identificam a real necessidade do paciente e o encaminham se necessário, para o serviço de saúde mais adequado.

As UPAs são divididas em três tipos. As UPAs tipo III apresentam estruturas com até 20 leitos e capacidade para atender até 450 pessoas por dia. As do B1 - fotolegenda copytipo II, com até 12 leitos, recebem até 300 pessoas enquanto a do tipo I, com oito leitos, possui potencial para atender até 150 pacientes por dia. Os valores do financiamento também variam de acordo com o porte da UPA, podendo chegar a R$ 2,6 milhões.

  • Obras

Semosp recupera buracos na ponte

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Ji-Paraná (Semosp) realizou no último sábado a operação tapa-buracos na ponte do rio Machado. A manutenção, que seria de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) ou da empresa GM Engenharia, que executou o alargamento da ponte não aconteceu. O prefeito Jesualdo Pires, temendo acidentes na região solicitou a equipe da Semosp que realizasse os reparos necessários para melhor fluidez do trânsito.

 


spot_img


Pular para a barra de ferramentas