today-is-a-good-day





Quinta-feira, 28 de março de 2024




Jornada de Capacitação motiva equipe da Emater-RO em Rolim de Moura

Pela segunda vez extensionistas e produtores rurais da região da zona da mata estiveram reunidos para participar da Jornada de Capacitação em pecuária de leite. O curso foi ministrado pelo professor Msc Marcelo Arne Feckinghaus, especialista em clínica veterinária e teve por objetivo atualizar e trazer inovações técnicas no manejo com os animais. Além das aulas práticas os participantes tiveram a oportunidade de visitar uma propriedade e colocar em prática o seu aprendizado.

A Jornada de Capacitação é uma atividade que envolve uma série de cursos oferecidos no intuito de desenvolver ou criar competências na área a que se destina, No caso da jornada realizada em Rolim de Moura o tema em destaque é a pecuária leiteira, atividade de grande força econômica na região.

Os extensionistas e produtores rurais da zona da mata já tinham participado de uma primeira etapa da jornada de capacitação onde aprenderam técnicas controle e tratamento de mastites, secagem de vacas, afecções de cascos e criação de bezerros, englobando as principais enfermidades que os bovinos. Nesta segunda etapa foram priorizadas palestras abordando assuntos voltados para a criação de bezerros.

O curso foi realizado em duas etapas, uma teórica, com palestras, e uma prática, onde os participantes visitaram a propriedade do produtor Abílio Marcos Monteiro, na linha 182 Km 5, lado Norte, em Rolim de Moura. Lá, foi realizada a semeadura do protocolo de secagem de vacas com o Ciprolac Vaca Seca, Sellat, incluindo o Voss Performa, para vermifugação das vacas que serão secas.

A Jornada de capacitação tem motivado tanto os técnicos como os produtores rurais na execução das atividades de manejo na pecuária de leite. “A capacitação em conjunta dos técnicos da Emater é, sem dúvida, a parte mais importante, pois são eles que irão representar a entidade para os produtores rurais”, comenta o supervisor regional da Emater-RO na região da Zona da Mata, Anderson Kulh, complementando que “esse envolvimento dos profissionais da Emater junto com os produtores é um crescimento profissional, econômico que aumenta as habilidades e técnicas de trabalho.”

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – SRTE/DRT/RO-959
Fotos: Esreg Rolim de Moura
EMATER-RO

spot_img


Pular para a barra de ferramentas