Quinta-feira, 25 de abril de 2024



Melhoria da gestão pública em discussão

Aprimorar as gestões das prefeituras de Rondônia, em todos os âmbitos da administração, é a proposta do Workshop Governança para o Desenvolvimento, que reúne desde ontem até amanhã, em Porto Velho, os prefeitos dos 52 municípios do Estado e secretários municipais. No evento estão sendo discutidas as melhores estratégias e planejamento sobre as questões básicas da administração pública, como saúde, segurança, investimentos e principais problemas que ocorrem no andamento das gestões públicas.

O encontro foi aberto pelo governador Confúcio Moura (PMDB), no Palazzo Eventos, no bairro Liberdade. Hoje e amanhã a programação segue na sede do governo, no Palácio Rio Madeira, voltada apenas para os prefeitos.

Durante o evento são ministradas palestras com especialistas de diversas áreas de atuação, como por exemplo, o sanitarista Eugênio Vilaça Mendes, sobre a Atenção Primária de Saúde.

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia e deputado estadual Maurão de Carvalho (PP), enfatizou a importância do workshop para a gestão pública. “Esse encontro é essencial para o governo e para as prefeituras, visto que tem por finalidade preparar melhor os prefeitos dos municípios do Estado. É uma palestra de gestão pública, com três dias, preparando os nossos prefeitos para gerir melhor. Essa é uma preocupação do governo, que pediu o nosso apoio e presença, lembrando que o trabalho começa lá na prefeitura, com os secretários, e assim os municípios do Estado vão melhorando suas administrações”, disse o deputado.

A palestra foi iniciada com o tema: “Não só com ideias, mas com ação”, enfatizando a parceria entre as administrações, pois “Não se fazem ações só com dinheiro público, mas com pessoas”, ressaltou Maurão de Carvalho.

Novas ideias são apresentadas com vistas à motivação

O vice-governador Daniel Pereira (PSB) afirmou que a palestra inicial, com Oscar Motomura, criador do Grupo Amana–Key, dá o norteamento ideal do objetivo do encontro. “O mundo está precisando de ideias novas, que sejam concretizadas. O evento todo vai ser direcionado à apresentação de ideias para as gestões públicas, motivação para que os nossos líderes que acabaram de assumir como prefeitos, vices-prefeitos e secretários municipais possam, num momento que não é dos melhores na economia, dar conta do recado e fazer um grande trabalho, inclusive o próprio governo do Estado, porque a gente não separa as obrigações da prefeitura das do governo do Estado, principalmente com o “espírito municipalista” que o Confúcio tem, já que ele já foi prefeito e por isso sabe da importância do apoio do governo”.

Daniel Pereira concluiu afirmando que o governador Confúcio Moura é comprometido com todas as prefeituras do Estado, e evidenciou esta afirmativa ao correlacionar o objetivo do evento com a postura de apoio do governador. “Muito mais importante que o apoio econômico, é o apoio de ideias, de concepções, para que a pessoa possa, num determinado momento de crise, buscar uma solução mais inteligente, que traga maior benefício, com menor custo e menor esforço. Enfim, um evento fantástico”, reforçou.

A assessora de Política Governamental da prefeitura da capital, Valéria Jovânia, entende que é extremamente necessária esta discussão para um estratégico modelo de gestão, e assim poder exercer o trabalho que o prefeito Hildon Chaves (PSDB) vem desenvolvendo. De acordo com a assessoria, todo o secretariado está envolvido com a mudança e progresso de Porto Velho, e juntos seguirão este modelo.

“Este processo de integração vai melhorar a máquina administrativa e atender melhor à população”, destacou a assessoria.
Para o secretário municipal de Saúde, Alexandre Porto, o evento é de extrema importância para o estreitamento das relações das secretarias com o governo Estadual, principalmente na área da saúde. Ele também destacou o aprendizado que o evento possibilita. “Ao ouvir os mais altos especialistas de fora, que já tiveram êxito em políticas nesta área, e até para ratificar o fortalecimento da Política Nacional de Atenção Básica do município, melhorando a saúde da população, são pontos essenciais para atingir o objetivo deste encontro”, apontou o secretário.

Porto explicou, ainda, que a Semusa está realizando o diagnóstico dos reais problemas a cerca da saúde do município, e disse que vai reformar o Barco Hospital para melhor transportar a população ribeirinha, afastada das unidades de saúde. Por fim, enfatizou que a prioridade da prefeitura é fortalecer a Atenção Básica.


spot_img


Pular para a barra de ferramentas