Quinta-feira, 21 de março de 2024



Movimento de cargas cresce em Rondônia

A movimentação de cargas nos terminais portuários de Rondônia foi de 6,2 milhões de toneladas. Os números estão no relatório anual 2016 da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) divulgado na última quarta-feira (15) na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).  A movimentação representa um incremento de mais de 2 milhões em relação a 2015.

Pela Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph), localizado em Porto Velho, foram 2,447,623.06 milhões de toneladas no ano passado – em 2015 foram 2,436,440.64. No Porto da Cargil, a movimentação foi 755,042 toneladas, Terminal de Expedição de Grãos Portochuelo, a movimenta de produtos fechou o ano em 1,278,463.7 toneladas.

A apresentação na sede da Fiesp, em São Paulo, contou com a participação do ministro dos Transportes, Maurício Quintella. Para Quintella, a análise mais detalhada do setor aquaviário brasileiro é de grande importância, uma vez que traduz o objetivo do governo de dar transparência e divulgar dados possibilitando o planejamento de ações para a melhoria do setor. “Pelos portos e terminais brasileiros passam 90% do comércio de exportação e importação do País”, destacou o ministro.

No ano passado, o ministro dos Transportes esteve em Porto Velho assinando o contrato de dragagem do rio Madeira, em Porto Velho, o que vai permitir tornar o rio navegável durante todo o ano, beneficiando o transporte de cargas pelo terminal público do Estado e privados.


spot_img


Pular para a barra de ferramentas