Sexta-feira, 19 de abril de 2024



Preço da gasolina reduz na capital

Após redução do preço da gasolina e diesel nas refinarias, postos de gasolina em Porto Velho criam novas estratégias de chamar clientes, pois além de valores “mais baixos” fazem promoções e oferecem vantagens como sorteios de prêmios e trocas em produtos através do benefício de pontos acumulados por cada vez que abastece junto ao estabelecimento. Isso ocorre porque as estratégias de comércio são livres para decisão de cada comerciante do ramo.

Segundo o presidente do Sindicado do Petróleo de Rondônia (Sindipetro-RO), não é papel do sindicato, monitorar ou regular preços da gasolina em cada posto de combustível. Visto que o mercado de Combustível é livre e cabe apenas ao revendedor definir políticas de preço.

De acordo com comunicado da estatal, o preço do litro de gasolina passou a custar 1,4% menos desde o último reajuste que ocorreu no último dia (27) de janeiro. Já o diesel teve uma redução de 5,1% no valor do litro.

Na capital os valores ainda variam muito, existem estabelecimentos que cobram R$ 3,79 assim como tem revendedores que conseguem manter o valor de R$ 3,49 para o consumidor final.

Segundo Robson Braga, gerente operacional do Posto Ipiranga é impossível o valor da gasolina e do diesel se manter igual em todos os postos da capital. Pois, as companhias fornecedoras cobram valores diferentes.

Nova política de preços da Petrobras

Desde outubro, a Petrobras pratica uma nova política de definição de preços dos combustíveis, com reuniões mensais para definir os valores da gasolina e do diesel cobrados nas refinarias. Na reunião anterior, realizada no dia 5 de janeiro, a Petrobras tinha aumentado o preço do diesel e mantido o da gasolina.

Na prática, o preço da gasolina e do diesel passou a flutuar como uma commodity no mercado nacional, alternando quedas e baixas, refletindo tanto os preços internacionais como também o câmbio e concorrência da Petrobras.


spot_img


Pular para a barra de ferramentas