Sábado, 20 de abril de 2024



R$ 6,4 milhões para obra em galerias na BR-364 em Ji-Paraná

Foi anunciada na manhã de ontem que já foi licitado pelo Governo Federal os recursos de R$ 6,4 milhões para realização da obra de drenagem, canalização e alargamento de galerias na BR-364 em Ji-Paraná. A empresa vencedora da licitação é a Construtora Andrade Vicente Ltda., que já está com ordem de serviço assinada e prevê o início das obras em abril deste ano, após o período das águas, tendo 180 dias para ser concluída.

O anúncio foi feito pelo prefeito Jesualdo Pires (PSB) e vereador Edivaldo Gomes, acompanhados dos vereadores Nilton Cezar Rios e Paulo Moura, secretário Municipal de Obras, Waldeci Gonçalves e dos empresários Everson Vicente Andrade e Sandoval Pedro de Andrade.

A obra visa ampliar a vasão das águas nos trechos da BR-364 próximo à LF-Imports e a Tigrão Veículos no Primeiro Distrito e próximo à empresa Auto Peças Castrillon no Segundo Distrito, pondo fim a problemas de alagações, que no período intenso de chuvas, acaba atingindo moradias nos bairros Santiago e Presidencial, bem como nos bairros Primavera e Riachuelo. Com os recursos serão construídos mais de 600 metros de canalização e captação de águas e a ampliação das galerias nos trechos citados.

No final de 2013 a cidade de Ji-Paraná foi surpreendida com uma enchente que afetou vários bairros próximos à BR 364, causando muitos danos materiais ao município e, sobretudo, aos cidadãos residentes nas áreas alagadas.

Diante dos prejuízos, prefeitura e Câmara Municipal de Vereadores uniram-se para enfrentar o problema, ou seja, buscaram junto ao Ministério Público Federal e ao Dnit, meios para que fossem liberados recursos para a realização de uma obra de adequação do projeto de duplicação da BR-364 no perímetro urbano, onde verificou-se, na época, que as galerias existentes eram estreitas e não davam vazão ao volume de águas pluviais, fato que ocasionou as inundações.

Foram diversos requerimentos e relatórios técnicos protocolados em Brasília pelo vereador Edivaldo Gomes, com o apoio de Jesualdo Pires e demais vereadores da Câmara, até resultar na liberação dos recursos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e na licitação. “Esta é uma obra estruturante, de grande vulto que vai atender, na verdade, pontos da BR-364 onde já ocorreram enchentes. A obra se tornou realidade devido aos esforços conjuntos da Câmara e da prefeitura, através de um relatório técnico minucioso providenciado pela Secretaria de Obras, e da valiosa intervenção do senador Acir Gurgacz, que encampou prontamente nossa solicitação”, declarou Jesualdo Pires.

O atendimento rápido desta solicitação encontra seus méritos nas intervenções políticas do vereador Edivaldo Gomes e do senador Acir Gurgacz, mas deve-se em grande parte também ao relatório bastante fundamentado produzido pela Semosp, com dados técnicos exatos e um criterioso trabalho fotográfico. Tudo isso, mais informações da imprensa ji-paranaense na época do alagamento, compuseram uma documentação com a qual o Dnit foi notificadoatravés de inquérito civil interposto pelo Ministério Público Federal de Ji-Paraná. “Devemos encarar este trabalho como uma complementação à maior obra viária de Ji-Paraná, que foi a duplicação da BR-364 e o viaduto do Segundo Distrito. Agora é só esperar a chuva passar e dar início aos trabalhos, que precisam estar prontos ainda este ano”, ratificou o vereador Edivaldo Gomes. (AI)

 

 


spot_img


Pular para a barra de ferramentas