Sexta-feira, 26 de abril de 2024



Recomeçam amanhã, quinta-feira, os trabalhos da Assembléia. A dúvida é “quem ainda tem emprego por lá?”

ALE-APOCALIPSE Termina hoje, quarta-feira, 31, do recesso da Assembléia legislativa. E a partir de amanhã, quinta-feira, 01, deputados deveriam voltar às suas atividades parlamentares, com sessões ordinárias a partir das 09h. Mas nada disso é líquido e certo. Acontece que o fim do recesso parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO) marca também o início de uma série complicada de questionamentos sobre que ainda é deputado e por quanto tempo mais.

O clima é de tensão é imenso e incertezas sobre o futuro político de pelo menos cinco deputados estaduais afastados do cargo são concretas. O corregedor-geral da Casa, deputado estadual José Lebrão (PTN), já anunciou que será aberto um processo para apurar a conduta dos deputados Jean Oliveira (PSDB), Cláudio Carvalho (PT), Adriano Boiadeiro (PRP), Ana da 8 (PTdoB) e Hermínio Coelho (PT), esse afastado também da presidência do parlamento estadual.

Farão parte da comissão processante que será instalada, além de Lebrão, os deputados Valdivino Tucurua (PRP), Edson Martins (PMDB), Adelino Follador (DEM) e o quinto nome seria escolhido entre Jacques Testoni (PSD) e Luiz Cláudio (PTN). Segundo o deputado Lebrão, os autos dos processos ainda não teriam sido encaminhados à Assembleia pelo Tribunal de Justiça.

Dos deputados o que tem mais chances de prejuízo é o petista Hermínio Coelho, pois mesmo mantendo o mandato pode não voltar mais à presidência da Casa de Leis. Mobilizações e articulações para sua substituição estão à todo vapor.


spot_img


Pular para a barra de ferramentas