Sábado, 20 de abril de 2024



Recuperação da BR-319 é fator de desenvolvimento para a Amazônia, defende governador de Rondônia

Rodovia liga Manaus a Porto Velho e é única ligação terrestre do Amazonas com restante do País

MANAUS – Integração veloz dos estados da Amazônia por meio da recuperação da BR-319 com o Brasil foi foco de palestra ministrada pelo governador de Rondônia, Confúcio Moura, em Manaus, nesta terça-feira (25). Ele apresentou Rondônia para empresários locais e citou os benefícios da recuperação da BR-319 (Manaus – Porto Velho) para a Amazônia, principalmente para Rondônia e Amazonas. “Quanto mais velocidade, mais agilidade na chegada das mercadorias e mais barato o frete, melhor para a economia”, defendeu Moura.

Governador de Rondônia, Confúcio Aires Moura. Foto: Clarissa Bacellar/Portal AmazôniaGovernador de Rondônia, Confúcio Aires Moura. Foto: Clarissa Bacellar/Portal Amazônia
Representantes do comércio e autoridades de Rondônia e Amazonas participaram da palestra. Foto: Clarissa Bacellar/Portal AmazôniaRepresentantes do comércio e autoridades de Rondônia e Amazonas participaram da palestra. Foto: Clarissa Bacellar/Portal Amazônia
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Representantes do comércio e autoridades de Rondônia e Amazonas participaram da palestra. Foto: Clarissa Bacellar/Portal Amazônia
Presidente da Rede Amazônica, Phelippe Daou, à esquerda, participou do evento. Foto: Clarissa Bacellar/Portal Amazônia
Confúcio Moura destacou benefícios para o comércio amazônida com a recuperação da estrada. Foto: Clarissa Bacellar/Portal Amazônia

A palestra foi realizada na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomercio/AM). O presidente da entidade, José Roberto Tadros, defendeu a reforma como “fundamental” à economia do Amazonas. “Nós, se restaurarmos a Manaus – Porto Velho [BR-319] logo vamos ter uma ligação, eu diria um canal do Panamá terrestre, no Brasil do Pacífico ao Atlântico. Tudo isso são fatores preponderantes e indispensáveis para o desenvolvimento da Região Norte, fundamentalmente para o [desenvolvimento do] ocidente da Amazônia”.

Tadros vê a BR-319 com um fator que completa a economia dos dois estados. “Enquanto o Amazonas tem um parque industrial com tecnologia de ponta, em Rondônia existe uma agricultura que já está entrando na maturidade. Os fatores, se associados, trarão alimentos baratos com transporte rápido, enquanto por outro lado o parque industrial do Amazonas começa a exportar sua produção para o Pacífico através de Rondônia”, disse Tadros, apesar do modelo econômico do Polo Industrial de Manaus ser essencialmente voltado ao mercado brasileiro. “É uma questão estratégica. Se o Brasil está abrindo rodovias ligando os países sulamericanos não se pode permitir essa fratura, deixando de lado os estados do Amazonas e do Acre”, continuou.

O presidente da Fecomercio de Rondônia, Rubens Nascimento, estava presente na palestra e concordou. “A BR-319 é uma estrada vital para a integração de todo o Brasil, inclusive com o Caribe e o Pacífico, e não pode permanecer hoje da forma como está, deixando estados estratégicos do País isolados”.

Lado ambiental

Com relação à possíveis danos ambientais, o governador de Rondônia não demonstrou preocupação. “Os danos ambientais, se tivessem, já foram feitos há muitos anos na década de 1980. Não tem nada de novo hoje. Ela será apenas reformada. A abertura de mata fechada já foi feita, então não tem nada de excepcional que possa impactar negativamente”.

Para Confúcio Moura, o próximo passo, entretanto, é agregar mais interessados na recuperação da estrada para criar força e mobilização nacional para a reforma integral da BR-319. “Não basta o voluntarismo de um só, é preciso que a gente tenha apoio da presidência da república”.


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