Quinta-feira, 25 de abril de 2024



Rul registra os encantos do Vale das Cachoeiras

Reportagem especial

Hudson Calandrelli 

O portal Rul de notícias realiza uma série de reportagens sobre o turismo em Rondônia. Nesta semana a equipe do portal fez uma expedição em três pontos turísticos na região central do Estado.

A primeira parada foi no Vale das Cachoeiras localizado no Município de Nova União. O local conta com uma surpreendente cachoeira de 32 metros de atura e outras 10 quedas menores. O ponto turístico é encantador e reserva aos visitantes paisagens exóticas e a oportunidade de belíssimos registros.

Em 2006 os irmãos Claudeci Paulino e Gerci Paulino, ambos moradores de Ouro Preto do Oeste, começaram a investir na propriedade.  Oito anos se passaram desde que a cachoeira do rio Mandi começou a ser explorada e o local paradisíaco é atualmente considerado um dos principais pontos turísticos de Rondônia.

Para chegar até a cachoeira de 32 metros, o turista percorre uma trilha de mata fechada de 600 metros, onde se pode ver macacos, capivaras e várias espécies de aves, entre outros animais silvestres.

A reserva ambiental exige cuidado especial do turista quanto a sua preservação
 

A água cristalina do rio Mandi proporciona no vale das cachoeiras mais de 10 quedas d’água encantadoras

Uma das quedas menores da cachoeira de aproximadamente 7 metros de altura

 

Na foto abaixo o Rul registrou um dos momentos mais emocionantes da expedição: a primeira vista da principal cachoeira do rio Mandi, uma queda espetacular de 32 metros. Apesar do volume de água estar pequeno devido o fim do período de seca e início do período chuvoso, a cena proporciona uma sensação impar de beleza e contrate com a natureza.  

Imagem registrada em um dos locais mais prestigiados pelos turistas
 

A imagem aérea exibe a deslumbrante queda da água no período mais chuvoso da estação
 

O rapel é uma das práticas realizadas por turistas de várias regiões do Brasil que visitam o Vale das Cachoeiras
 

Investimentos

Além das paradisíacas cachoeiras, o local também conta com restaurante, piscinas, toboágua, campo de futebol e espaço para camping.  O sócio-proprietário do Vale das Cachoeiras, Claudeci Paulino destacou ao Rul que o local receberá nos próximos meses muitos investimentos, tais como a construção do maior toboágua de Rondônia, Piscina de onda e a construção de modernos apartamentos.

Funcionamento

Nesta baixa temporada o Vale das Cachoeiras está abrindo ao público a partir de quinta-feira. Na alta temporada a partir do próximo mês o fluxo de turista aumenta e o local fica disponível aos visitantes todos os dias. O restaurante conta com pratos especiais, onde são servidos peixes, picanha e uma grande variedade de sucos. Os atendimentos são realizados através dos fones (69) 3461 1177; (69) 9247 1218 (tim); (69) 9963 3899 (tim) e E-mail: [email protected]

 

 

Apoio Parlamentar

O deputado estadual Jaques Testoni, um dos principais incentivadores do turismo em Rondônia, enaltece o potencial do Vale das Cachoeiras e a importância de investir no setor. “Apesar do grande potencial turístico de Rondônia, este é um setor ainda pouco explorado. No meu mandato como deputado, trabalhei de forma especial para o fortalecimento do turístico no Estado e acredito que já estamos colhendo muitos frutos. O Vale das Cachoeiras é um exemplo, onde recebe turistas de vários Estados do Brasil e é considerado um dos principais pontos turísticos de Rondônia”, destacou Jaques.

A assessora do deputado Jaques Maria Geralda, contribuiu na realização da reportagem especial do Rul. Ligada ao turismo, ela também é uma das grandes incentivadoras do setor em Rondônia. Maria registrou uma foto com o guia turístico do Vale das Cachoeiras e o colaborador do Portal Wellington Stori ao lado de uma belíssima árvore de espécie Maçaranduba.

 

COMO CHEGAR

Localizada na Linha 81, Travessão 24, Lote 26, Gleba 16-E, em Nova União, tem dois acessos pela BR-364, rumo Porto Velho-Vilhena.

Pela RO-470: aproximadamente 4 km antes de chegar em Ouro Preto do Oeste, entre à direta por 24 km, tome a estrada vicinal 24 à esquerda, e siga por mais 13 km.

Pela RO-473: aproximadamente 10 km depois de passar por Ouro Preto do Oeste, entre à direta por 20 km, tome a estrada vicinal 20 à direita, e siga por mais 16 km.

CIDADES MAIS PRÓXIMAS

Ouro Preto do Oeste – 46 km

Teixeirópolis – 20 km

Nova União – 30 km

Ji-Paraná – 69 km


spot_img


Pular para a barra de ferramentas