Quinta-feira, 25 de abril de 2024



Semusa realiza rastreamento e tratamento de DSTs em distritos

incrajoanadarcA Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realizou durante o mês de julho, o I Rastreamento de HIV, Hepatites Virais e Sífilis em comunidades ribeirinhas dos distritos de São Carlos do Jamari, Brasileira, Itacoã e Terra Caída.

A ação integrou atividade alusiva à Campanha Nacional de Luta contra as Hepatites Virais, coordenada pelo Ministério da Saúde, e organizada em Porto Velho, pela Coordenação de Saúde do Homem da Divisão de Programas Especiais da Semusa, Núcleo de DST/AIDS da Agevisa e DST/AIDS da Semusa.

Foram realizados 329 testes rápidos nas comunidades e nas áreas rurais vizinhas, cujos resultados positivos receberam tratamento e encaminhamento para os profissionais especialistas da rede municipal de saúde.

A organização da ação contou com o apoio da Equipe de Saúde da Família de São Carlos, por meio da mobilização da comunidade pelos agentes comunitários de saúde.

Para o coordenador da ação, enfermeiro Marcuce Miranda, este tipo de atividade é de suma importância para a identificação precoce das DST’s.

 “Tendo em vista que estas doenças possuem características silenciosas, o usuário acaba não procurando o serviço de saúde em tempo hábil. Por conta disso, ações como esta minimizam o estigma e o preconceito frente à realização de testes rápidos para as Doenças Sexualmente Transmissíveis”, destacou.


spot_img


Pular para a barra de ferramentas