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Quinta-feira, 28 de março de 2024




Senador Acir Gurgacz cobra providências para a BR-364

A situação precária em que se encontra a BR-364, em Rondônia, foi tema de audiência pública realizada ontem na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal. Os participantes da audiência avaliaram que a solução para os problemas da BR 364 está em que seja dado prioridade à qualidade dos projetos de infraestrutura.

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) disse que é preciso que o governo tome uma providência rápida e clara a respeito da duplicação da rodovia em solo rondoniense. “Em dez anos, a produção de grãos vai estar aumentada em quatro vezes e se hoje nós temos engarrafamento de caminhões ao longo da BR, imagina daqui a dez anos”, questionou. O senador Acir Gurgacz tem realizado um trabalho intenso junto ao Governo federal no sentido de que sejam viabilizadas as obras de duplicação da BR-364, enfatizando que a rodovia faz a ligação rodoviária de Rondônia com o Centro-Sul do Brasil, além de ser o principal corredor de exportação no Estado.

Durante a audiência, o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro Silveira, concordou com argumentos de que a situação da BR-364 não é satisfatória e informou que já está contratada a obra de execução de 50 km de terceira faixa nos trechos da rodovia que correspondem a Rondônia. “Devido ao volume de chuvas, a BR está bem comprometida e o índice de trafegabilidade não está bom. Cessando o período de chuvas, iniciaremos com toda a força a recuperação da BR, pois não faltam recursos. Não é duplicação, mas garante a segurança na questão de ultrapassagem e no fluxo de caminhões na BR”, disse o ministro.

Foto:Diário da Amazônia

A contratação de manutenção prevê a execução de 50 km de terceiras faixas, sendo 22 km no trecho de Pimenta Bueno a Ariquemes, 20 km de Vilhena a Pimenta Bueno e 8 km de Presidente Médici a Jaru. A BR-364 tem início em Limeira-SP, passa por Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, e acaba no extremo oeste do Acre. Pela sua extensão, a rodovia é de fundamental importância para o escoamento da produção das regiões Norte e Centro-Oeste do País. Segundo o ministro Valter Silveira, o objetivo agora é investir nas obras de ampliação das terceiras faixas e, depois, no processo de privatização da rodovia. O senador Acir Gurgacz comemorou o anúncio feito pelo ministro Valter Silveira sobre a contratação de obras de manutenção da BR 364, no trecho entre Vilhena e Porto Velho. “A alternativa para Rondônia é a duplicação da BR, talvez nem pela concessão, mas feita pelo próprio governo”, disse.

Para o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), autor do requerimento da audiência pública, o governo demora muito no desenvolvimento de projetos de infraestrutura no país. Segundo Raupp, se fosse concedida a duplicação por concessão de 30 anos, a empresa concessionária só iria começar a fazer a duplicação da BR-364 depois de 10 anos. Para ele, não compensa privatizar a rodovia. “Se a bancada federal colocar 200 milhões por ano, em dez anos o governo faria 670 km de duplicação. Cada quilômetro custaria três milhões de reais. Por que a gente vai dar uma concessão para uma empresa cobrar pedágio durante dez anos e depois de dez anos começar a duplicar um quilometro de estrada?”, indagou.


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