Quinta-feira, 25 de abril de 2024



Veja a lista das empresas mais reclamadas por consumidores de Rondônia em 2017

O Procon Rondônia divulgou na última semana o ranking das 20 empresas com mais reclamações em 2017 no órgão de proteção ao consumidor em Porto Velho e nas cidades do interior. Ao todo, foram 11.247 reclamações contra empresas de diferentes segmentos no estado, mas as três primeiras posições mais reclamadas são ocupadas por operadoras de telefonia. Na sequência aparece a rede bancária.

Só as empresas de telefonia, segundo o Procon, registraram mais de 5 mil reclamações no ano passado. “Infelizmente as empresas de telefonia continuam no topo, mas hoje tem aquela justificativa de quando se fala em telefonia não é só a questão de ligar e receber e sim tem a questão de internet discada, banda larga, tv por assinatura. Isso acaba gerando um alto indíce de reclamações”, diz Jadson Fernandes, gerente regional do Procon em Porto Velho.

No setor de telefonia, a operadora Oi ficou em primeiro lugar da lista com mais reclamações: 2.586. Já a Claro vem em segundo lugar, com 1.599, e a Vivo na terceira posição, com 1.190. A TIM Celulares foi a menos reclamada no setor de telefonia: 300 reclamações.

Confira abaixo a lista das 20 empresas mais reclamadas em 2017

Empresa N° reclamações
1 – Oi 2.586
2 – Claro 1.599
3 – Vivo 1.190
4 – Eletrobras 946
5 – Losango 731
6 – Caixa Econômica 512
7 – Banco Bradesco 496
8 – Banco do Brasil 359
9 – City Lar/Ricardo Eletro 360
10 – SKY 347
11 – Banco Itáu 327
12 – TIM Celular 300
13 – Samsung 245
14 – Lojas Americanas/B2W 243
15 – Gazin 217
16 – Motorola 174
17 – Lojas Romera 173
18 – Banco Pan 168
19 – Lojas Avenida 148
20 – Caerd 126

Procurada pelo G1, a Oi disse que as reclamações contra a operadora reduziram 23% na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e ela tem trabalhado na mordernização da rede no estado para evitar transtornos ao consumidor.

A TIM ressalta que teve queda de 21% em reclamações no Procon em Rondônia, entre 2016 e 2017, e que segue investindo no setor de relacionamentos. Já a Vivo afirma que desenvolve melhorias no processo e sistemas para reduzir as reclamações.

A Sky e o Bradesco dizem que também investem no setor de atendimento para reduzir os número de reclamações. A Caixa Econômica diz que valoriza as reclamações feitas para melhorar o atendimento dos consumidores. O banco PAN afirma estar aperfeiçoando os processos para atender cada vez melhor seus clientes.

A operadora Claro, o Itaú, as Lojas Romera, as Lojas Avenida, a Ricardo Eletro/City Lar, a Motorola, a Losango e a Caerd não retornaram contato com a reportagem até a publicação.

Já as Lojas Americanas informaram que não vão se posicionar sobre o assunto.

Orientações

Segundo o Procon, caso a pessoa tenha problema com empresas, os consumidor deve ir até o órgão e registrar uma reclamação. Na unidade, o pedido é analisado pelos funcionários do órgão. Se a reclamação for aprovada, a instituição é notificada e tem prazo de 10 dias para dar uma resposta.

Caso não ocorra um acordo entre cliente e empresa, uma audiência de conciliação é marcada. Em Porto Velho, o Procon está localizado na Avenida Sete de Setembro, 830, no prédio do Tudo Aqui.

Abaixo, leia na íntegra as notas das empresas sobre o ranking divulgado pelo Procon:

  • Oi

A Oi investiu mais de R$ 7 milhões em Rondônia de janeiro a setembro de 2017. A companhia tem focado na modernização da rede, ampliando sua capacidade de transmissão de dados para atender ao aumento da demanda dos usuários e elevando a eficiência dos serviços.

Paralelamente aos investimentos em rede, a companhia tem investido no aprimoramento do atendimento, priorizando a resolução dos problemas à primeira chamada e a revisão de processos. Dentre as iniciativas de modernização tecnológica, está a implantação de uma plataforma de atendimento de última geração, que tem como principais benefícios maior facilidade de acesso, atendimento segmentado por tipo de cliente e a funcionalidade de retornar para o cliente caso a chamada seja interrompida (call back).


spot_img


Pular para a barra de ferramentas