Segunda-feira, 13 de maio de 2024



1ª Conferência de Saúde Mental aborda os impactos causados pela pandemia

Entre os quatro eixos principais da 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental, estão os impactos causados pela pandemia de Covid-19. O evento é realizado pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS).

O encontro é aberto à participação pública e acontece nesta quarta (27) e quinta-feira (28), no Centro Universitário São Lucas de Ji-Paraná. O tema principal da conferência será “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo aos avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

Durante o evento, serão abordados quatro eixos: “Cuidado em liberdade como garantia de Direito a cidadania”, “Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental”, “Política de saúde mental e os princípios do SUS” e “Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia”.

“É sempre importante ressaltar a importância dos cuidados referentes à saúde mental, especialmente, na busca pelo tratamento psicológico. Devemos conscientizar as pessoas para que todos busquem ajuda, assim que notarem os sintomas”, pediu Wanessa Oliveira e Silva, secretária municipal de Saúde.

De acordo com a vice-presidente do CMS, Luciana Ramalho, a conferência integra o calendário de ações do Ministério da Saúde. O encontro tem como principal objetivo a conscientização da população sobre a importância do tratamento de doenças mentais e emocionais, como ansiedade, depressão e crise de pânico.

“Nestes dois anos, vivemos uma situação atípica, com a pandemia de Covid, muitas pessoas sofreram perdas e o profissional da Saúde precisa ter esse olhar clínico, para detectar alterações na saúde mental da população”, explicou Luciana.

O evento começa às 19h do dia 27 de abril, com o credenciamento dos participantes, seguido da composição da mesa e dos discursos das autoridades que irão compor o dispositivo. A palestra de abertura será ministrada pelo médico Dr. Wendell Jânio, com o tema principal da conferência. No primeiro dia, as ações acontecem até as 22h30.

Na quinta-feira (28), a programação começa às 8h e segue até 17h30, com uma série de palestras voltada à saúde mental, momentos culturais, sorteio de brindes, dinâmica de grupo, apresentação de propostas e a eleição dos 17 delegados que irão participar da conferência estadual.


spot_img


Pular para a barra de ferramentas