34 novos semáforos serão instalados em Ji-Paraná

Os novos equipamentos serão instalados nos principais cruzamentos e pontos críticos da cidade

 

 

A Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU) licitou na última semana com recursos repassados pelo Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (DETRAN) a aquisição de 34 conjuntos semafóricos para Ji-Paraná. Os novos equipamentos serão instalados nos principais cruzamentos e pontos críticos da cidade, onde costuma ocorrer os maiores índices de acidentes de trânsito.

 

O convênio foi no valor de R$ 2 milhões, cento e dezoito mil reais, porém, graças à economia na compra e montagem das peças semafóricas, a EMTU gastará apenas R$ 1,6 milhão e devolverá ao DETRAN, mais de meio milhão de reais.

 

O contrato com a empresa do Estado de Minas Gerais vencedora da licitação, a CONTRANSIN – Controle de Trânsito e Sinalização, será  assinado dentro dos próximos 30 dias, prazo em que deverá ocorrer a entrega dos equipamentos.

 

O montante a ser devolvido ao DETRAN, conforme dispositivo legal poderá ser reinvestido pelo Governo do Estado em outros convênios ou obras, inclusive no próprio município de Ji-Paraná.

 

Conforme o Prefeito Jesualdo Pires (PSB), geralmente a principal causa das ocorrências é a imprudência dos condutores, mas a boa sinalização pode ajudar a prevenir fatos lamentáveis e até fatalidades nas vias urbanas do Município.

 

Como providências na melhoria do trânsito, segundo o presidente da EMTU, Marion Disnei da Silva Mello, e somente como um demonstrativo parcial, as seguintes vias receberão nova sinalização com semáforos: na BR-364, serão substituídos quatro sistemas antigos por equipamentos modernos. Também serão instalados novos nos cruzamentos da Avenida Dois  de Abril com a Menezes Filho, na Rua Seis de Maio com Avenida Dois de Abril, na Rua Mato Grosso com a Avenida Ji-Paraná, todas no Primeiro Distrito.

 

Já o Segundo Distrito será contemplado com o mesmo tipo de sinalização nos cruzamentos da T-23 com a K-5 e na T-20 com a Rua Maringá. “Vários outros pontos críticos receberão sinalização semafórica, o que evitará acidentes no trânsito dessas vias onde o tráfego é intenso”,  afirmou Marion Disnei.

 

A economia que a EMTU vem conseguindo produzir aos recursos públicos, é resultante da seriedade com que faz a aquisições, procurando fornecedores que tenham preços justos e ofereçam produtos de qualidade, bem como pela utilização de mão de obra própria que realiza a montagem e instalação das peças.


Pular para a barra de ferramentas