A safra de grãos 2022/2023 em Rondônia deve ser de 3,7 milhões de toneladas, revelou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), estatal do Ministério da Agricultura que gere políticas de abastecimento interno.
Os dados foram divulgados na quarta-feira (6) e revelam que o dado positivo para a agricultura rondoniense é devido ao período de chuvas prolongadas, que proporcionou ganho em produtividade.
Cultivo de soja — Foto: Caíque Rodrigues/g1 RR
Abaixo, veja o que diz o levantamento sobre cada cultura:
No caso do algodão, a Conab explica que, até o momento do 12º levantamento, restavam cerca de 5% da área a ser colhida no estado, mas as colhedoras estavam em atividade e, portanto, até o final do mês, provavelmente, todas as áreas já devem estar colhidas.
Já para o arroz, o levantamento indica que a cultivar utilizada tem feito a diferença na produção, mesmo com a área tendo sido reduzido e sem perspectiva de expansão.
O milho também se favoreceu com as condições climáticas e apesar do veranico de novembro, o grão teve produtividades dentro do esperado.
No caso da soja, mesmo tendo que ser replantada logo no início da implantação das lavouras, o impacto quanto a isso foi quase “insignificante”, já que, devido a regularidade das chuvas, houve ganho em produtividade.