Terça-feira, 07 de maio de 2024



Adelino diz que superpopulação de capivaras prejudica produtores rurais

O deputado Adelino Follador (DEM) solicitou ao Ibama e à Secretaria de Saúde, durante sessão ordinária nesta quarta-feira (23), um estudo apurado que possa indicar soluções para conter a reprodução desenfreada de capivaras no campo em Rondônia e controlar a superpopulação do animal.

O parlamentar afirmou que esses mamíferos roedores têm atacado e dizimado grandes plantações, causando sérios prejuízos aos produtores rurais. Os animais, segundo ele, têm provocado também desastres nas estradas.

Adelino disse que ele próprio já atropelou esses bichos numa rodovia. “Por sorte, eu estava dirigindo uma caminhonete e nada sofri,” explicou.

Outro ponto que o democrata defende, para conter a multiplicação da espécie, é que as capivaras passam doença para o homem.

A doença é chamada de febre maculosa, que é transmitida pelo carrapato-estrela e disseminada pela capivara. A febre maculosa é infecciosa, considerada muito grave, e pode até matar o ser humano. Ela causa, logo no começo da manifestação, uma febre aguda. A taxa de mortalidade pode chegar a 50% dos infectados.

Texto: Antônio Pessoa-ALE/RO

Foto: Marcos Figueira-Decom-ALE/RO


spot_img


Pular para a barra de ferramentas