Sexta-feira, 17 de maio de 2024



Além das inundações, Norte do Brasil sofre com incêndios florestais

O Norte do Brasil tem sofrido consequências graves das inundações, neste fim de verão. Mas, na mesma região, a fumaça dos incêndios florestais fez o número de atendimentos triplicar no único hospital infantil de Boa Vista.

À noite, as chamas se destacam e assustam os moradores na zona rural de Boa Vista. Durante o dia, a fumaça encobre a floresta no norte e no centro-oeste do estado.

Em uma das áreas mais afetadas, um carro foi totalmente queimado junto com uma das pontes da região.

“Graças a Deus consegui salvar todo mundo. Eu vou ter que correr atrás de alguém para poder pagar esse prejuízo, porque eu estou em cima de uma vicinal”, conta Edmilson Pereira, agricultor.

Roraima já registrou mais de mil focos de calor este ano, 80% a mais do que no mesmo período de 2013.

Apesar desse aumento, para o Ibama, a situação está sob controle. Nesta quarta-feira (19), mais 21 brigadistas de outros estados vão se juntar aos mais de 160 homens que já trabalham no combate ao fogo.

“A situação até o momento está sob controle. A maior parte dos incêndios está controlada, mas exige cuidados para que não se perca o controle da situação no estado”, declara Rodrigo Falleiro, coordenador de prevenção de fogo do Ibama.

Nos municípios atingidos pelos incêndios, os moradores sentem os efeitos das queimadas.

O tempo quente e seco e a fumaça afetam principalmente as crianças neste período. Nas últimas semanas, o atendimento triplicou no único hospital público infantil de Roraima.

“No período mais quente do ano, tem um aumento da demanda de pacientes que têm patologias relacionadas ao sistema respiratório”, afirma o médico Bruno Thales.

O Alisson, de cinco meses, está muito gripado. “Ele fica respirando muita fumaça e acabou pegando gripe”, diz a mãe.

A preocupação de Alice é saber se Adrian, de um ano, está com pneumonia. “É por causa das queimadas. Muita queimada. O tempo também está muito quente, acho que isso prejudica a saúde das crianças”, declara Alice Samara, dona de casa.


spot_img


Pular para a barra de ferramentas