today-is-a-good-day





Sexta-feira, 29 de março de 2024




ARFLORA incentiva plantio e comércio da Floresta Plantada em Rondônia

A ARFLORA – Associação Rondoniense dos Produtores e Consumidores de Floresta Plantada foi idealizada pelo deputado estadual Jaques Testoni, e em seu curto tempo de existência, a associação já conseguiu o principal objetivo que é viabilizar as leis para o plantio comercial de floresta plantada em Rondônia, e promover eventos que viabilizaram a comercialização de árvores nativas de paricá (pinho cuiabano) que estavam apodrecendo nas pastagens.

 

Ultimamente, a ARFLORA tem oferecido palestras em associações rurais para levarinformações sobre o Código Florestal Brasileiro e material suficiente para produtores e os agricultores em geral se inteirarem dessa nova modalidade que pode gerar renda na propriedade.

 

A legalização para a formação da cadeia produtiva e a viabilidade de comercialização veio com a regulamentação Floresta Plantada para fins comerciais em Rondônia, através do Decreto nº 15.933, de 19 de maio de 2011, e a Instrução Normativa nº 01 da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), de 30 de maio do mesmo ano. Com a nova lei, apresentada pelo deputado Jaques Testoni na Assembleia Legislativa, árvores exóticas (teca e eucalipto) e nativas (de paricá) ganharam mercado, e já foram exportadas para a Índia e a Inglaterra. Rondônia entrou na lista de estados organizados e se prepara para entrar definitivamente no mercado nacional e internacional.

 

A Associação está focada principalmente na viabilidade do cultivo da Teca e Eucalipto (Na foto abaixo, reflorestamente de teca registrado na empresa Madelira em Ji-Paraná)

Jaques destaca que, atuando em sintonia com a Sedam/RO, a associação já tem números para justificar as ações. “No ano passado foram liberados para a comercialização 98 mil metros cúbicos de madeira nativa de paricá, que saíram do estado pelo Porto da Capital. Sem a normativa, essa madeira não seria comercializada. Tomamos conhecimento que 12 laminadoras da região da zona da mata foram reativadas para atuarem na margem legal, e isso é muito gratificante”, comemora. A Associação está focada principalmente na viabilidade do cultivo da Teca e Eucalipto, por se adaptar perfeitamente ao clima (tropical) e por se adaptar aos sistemas agroflorestais, pois pode ser uma alternativa de recuperação de áreas de pastagens abandonadas e degradadas, bem como uma maneira de conter a pressão de desmatamento sobre florestas nativas e promover o desenvolvimento social, econômico e ecológico sustentáveis nessa região.
 

 

A ARFLORA – Associação Rondoniense dos Produtores e Consumidores de Floresta Plantada foi idealizada pelo deputado estadual Jaques Testoni

A silvicultura é uma das alternativas de viabilidade econômica, e ambientalmente correta, foi regulamentada em Rondônia no mês de março de 2011 pela Sedam. A madeira plantada é a cultura de árvores com previsão de plantio, de desbaste, corte e replantio com fins comerciais sem a necessidade de o produtor rural elaborar projetos, vistorias, nem a licença ambiental para cultivar comercialmente a madeira plantada. A Arflora tem além do empresário e deputado Jaques Testoni como presidente o senador Valdir Raupp de Matos (PMDB/O) como o 1º vice-presidente. O deputado federal Moreira Mendes (PSD/RO) é o 2º vice-presidente e o empresário vilhenense Moacir Crocetta como secretário geral. Pedro Ferrazin também de Vilhena é membro diretoria.

 

Matéria: Edmilson Rodrigues


spot_img


Pular para a barra de ferramentas