Quinta-feira, 02 de maio de 2024



Aumenta denúncias de abusos contra crianças e adolescentes em Ji-Paraná

Membros do primeiro Conselho Tutelar do município de Ji-Paraná (1º Distrito), estão bastante preocupados com o aumento nas denúncias da prática de abusos sexuais contra crianças e adolescentes. Segundo uma das conselheiras, Leandra Brito, nos trinta dias (um mês), sete casos chegaram ao conhecimento da instituição, sendo duas de forma anônimas, uma através do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e a quatro por iniciativa da família. As vítimas têm idade média de oito anos.

De acordo com a conselheira, todos os casos chegados ao conhecimento do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Cmdca), foram comunicados imediatamente para as providências cabíveis por parte das autoridades competentes ao assunto. Ela também relatou que em nenhum dos casos ocorreu o chamado Delito em Flagrante, e que ainda não teve conhecimento se alguns dos acusados/suspeitos tiveram o pedido de Prisão Preventiva junto ao Judiciário.

Ainda segundo ela, o que mais preocupa o Conselho Tutelar, são os casos em que a própria mãe da vítima não toma a iniciativa em denunciar o abusador, sendo eles na maioria das vezes, padrastos, pais e avós. “O mais revoltante em um dos casos é que mesmo com as medidas protetivas, uma dessas genitoras teria aceitado o retorno para a sua casa do abusador da sua filha”, lamentou.

Incidência

De acordo com a estatística do 1º Conselho Tutelar, os bairros com maiores incidências de violência contra crianças e adolescentes são: Bosque dos IPÊS, Santa Marta, Presidencial e bairro Santiago. Leandra Brito também enumerou mais três vítimas, crianças procedentes de outros municípios.

 

Por J. Nogueira – Diário da Amazônia

spot_img


Pular para a barra de ferramentas