Domingo, 12 de maio de 2024



Caso da adolescente morta e enterrada por assistente social: Veja o que se sabe e o que falta esclarecer

A adolescente identificada como Laryssa Victória, de 17 anos, estava desaparecida há dois dias, em Ouro Preto do Oeste (RO). No último domingo (20), o corpo da jovem foi encontrado em uma cova, no quintal da casa de Ronaldo dos Santos Lira, assistente social na cidade. Ele foi preso em flagrante.

O delegado Niki Locatelli, atendeu a ocorrência, e contou que a adolescente estava desaparecida desde a última sexta-feira (18), após ter saído com amigas.

“O pai da jovem nos relatou que ela havia ido com algumas amigas até uma conveniência na noite da última sexta-feira, mas que ela não retornou para casa. Ele mesmo fez buscas por conta própria, durante o sábado (19), mas ao anoitecer procurou a polícia, pois não teve notícias”, disse Locatelli.

Pai da adolescente usou a conta de uma rede social para pedir ajuda para encontrar a filha – Foto: Reprodução

Após a denúncia do desaparecimento feita pelo pai, a polícia começou a investigar o caso e recebeu a informação de que Laryssa teria sido vista pela última vez com o suspeito, identificado como Ronaldo Santos.

A Polícia Civil iniciou as buscas pela jovem e ouviu testemunhas que estavam na conveniência do posto de combustível. Além disso, a polícia teve acesso a imagens de câmera de monitoramento, onde mostram a jovem sendo puxada à força pelo suspeito.

Os investigadores foram à casa do suspeito, no último domingo. Ele não estava no local, mas como a casa não tinha muro, os agentes notaram que parte da terra do quintal estava mexida e do lado de fora havia um colchão queimado, diante das suspeitas o delegado decidiu iniciar uma escavação.

Quintal onde suspeito enterrou Laryssa Victória — Foto: Reprodução/Facebook

“Essa terra fofa, mexida recentemente, chamou a atenção dos investigadores, onde suspeitaram que no local poderia estar o corpo da adolescente. Diante dessa suspeita, dei a ordem para entrar e escavar a terra mexida. A gente localizou o corpo ali”, disse o delegado.

Segundo o delegado Niki Locatelli, o suspeito tentou “apagar” os vestígios do crime após enterrar o corpo da menina.

Após encontrarem o corpo, os policiais foram até a casa da mãe do suspeito e lá o encontraram. O assistente social recebeu voz de prisão em flagrante por crime de homicídio qualificado por motivo fútil e ocultação de cadáver.

O que se sabe?

Laryssa Victória, de 17 anos – Foto: Reprodução/Redes Sociais

O delegado responsável pelo caso descarta qualquer envolvimento amoroso entre a vítima e o suspeito preso. Além disso, o suspeito era conhecido da mãe da vítima. A suspeita é que Ronaldo matou a vítima usando um objeto perfurocortante. Isso porque no pescoço de Laryssa haviam lesões, mas apenas um laudo vai confirmar qual objeto foi usado. A causa da morte só será apontada após o resultado do exame da perícia, que também mostrará se Laryssa foi estuprada e, anteriormente, dopada.

Ocultação de cadáver

O corpo de Laryssa Victória foi encontrado enterrado no quintal da residência do suspeito, no bairro Colina Park. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito colocou uma grande quantidade de cal sobre o corpo da adolescente, que segundo o delegado, foi utilizado para amenizar o odor.

Segundo a polícia, o local de onde o corpo estaria foi determinado pelas imagens de câmeras de monitoramento, que mostram o suspeito puxando a vítima por uma avenida da cidade e a levando para sua casa.

O que falta esclarecer?

A Polícia Civil informou que a causa da morte ainda está sendo investigada. E cortes possivelmente de facas foram encontrados no corpo da vítima. A polícia trabalha com várias hipóteses, entre elas: estrangulamento e asfixia.

Ainda não se sabe se Laryssa foi dopada e estuprada. Segundo o delegado responsável pelo caso, exames para saber se a vítima foi abusada sexualmente já foram solicitados e estão em andamento.

Quem é o suspeito?

Ronaldo dos Santos Lira foi preso em flagrante — Foto: Facebook/Reprodução

Ronaldo dos Santos Lira, de 36 anos, é natural de Ouro Preto do Oeste e atuava na cidade na área de Serviço Social. Ele era conhecido no meio político. Em 2016, ele chegou a se candidatar a vereador pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Nas eleições de 2018, ele se candidatou de novo, mas desta vez como deputado estadual, também pelo PSDB. No entanto, não recebeu votos suficientes para assumir a Assembleia Legislativa de Rondônia.

Revolta e comoção entre familiares e amigos

A morte de Laryssa Victória causou comoção nas redes sociais nesta segunda-feira (21). O corpo da jovem foi encontrado no quintal de Ronaldo dos Santos Lira, assistente social do município.

Assim que a informação sobre a localização do corpo foi divulgada, familiares, amigos e moradores da cidade lamentaram a morte, fizeram homenagens e demonstraram revolta pelo crime contra Laryssa.

Carlos Aparecido Rossato, pai de Laryssa

“Minha filha, só de pensar que eu não vou mais ver esse sorriso nesse rostinho tão lindo, chega me parte o coração. […] Eu sou pai e não vou sossegar até eu obter justiça, não só por causa da minha filha que se foi, mas por todas as outras que já aconteceram. […] Eu te amo, minha filha. Você morreu na carne, mas ainda vive aqui no meu coração”, desabafou o pai da adolescente no Facebook.

 

DIÁRIO DA AMAZÔNIA

spot_img


Pular para a barra de ferramentas