Coluna – Boca do Povo por Odair Calado

BOCA DO POVO 01 – Se alguém da Energisa for cortar a sua energia sem ter comunicado você antes, chame a POLÍCIA MILITAR para cumprir a Lei Estadual 4.659/2019 e Resolução 414/2010, que determinam que o consumidor deve ser previamente notificado com 72h de antecedência pela Concessionária de energia, aqui em Rondônia tem lei, viu Energisa, aqui a polícia militar está ao lado da lei para servir o cidadão consumidor, Parabéns a todos os deputados que aprovaram essa lei em favor dos rondonienses.

Estamos de olho.

TENHO DITO.

 

BOCA DO POVO 02 – Meus amigos as obras de revitalização do perímetro urbano da BR-364, em Ariquemes, tinham sido paralisadas há alguns dias e estavam gerando alguns transtornos para a população que mora ou trabalha próxima ao local.

Em contato com o DNIT nos falaram que é por conta das chuvas que não foi possível dar continuidade às obras na rotatória, mas que assim que fizerem três dias seguidos de sol os trabalhos serão retomados.

Neste momento, está sendo executado no local a construção de 300m de drenagem, e na sequência será realizado o revestimento. Havendo sol, os trabalhos serão retomados de imediato.

Está situação de Ariquemes é antiga esse DNIT é uma vergonha e quem sofre é o povo

 

BOCA DO POVO 03 – SEM MÉDICOS – Falta de atendimento e descaso com a população lota as unidades de saúde da capital.

Não é de hoje que as reclamações e denúncias do pouco caso que ocorre nas Unidades de Pronto Atendimento – Upas da zona Sul e zona Leste – em Porto Velho chegam na prefeitura através da imprensa ou mesmo pela reação intempestiva de pacientes e parentes que ameaçam quebrar o local ou fazem protesto aos berros na sala de espera e corredores de alguma dessas unidades uma vergonha para as autoridades municipais.

TENHO DITO.

 

BOCA DO POVO 04 – Na última sexta feira duas denúncias de falta de médicos para atender a população.

Na UPA Sul, localizada na Avenida Jatuarana, Bairro Cohab, não houve atendimento e muita gente que procurou aquela unidade em busca de socorro ou ajuda acabou descobrindo que não havia médico para prestar atendimento. Para piorar somente casos de extrema urgência.

Vergonhoso, estamos de olho TENHO DITO.

 

BOCA DO POVO 05 – A mesma coisa ocorreu na Policlínica Dra. Ana Adelaide, localizada no Bairro Pedrinhas, zona Norte de Porto Velho. Onde só havia dois médicos para atender enquanto o correto é ter cinco profissionais para atender a demanda, por conta disso o atendimento não existiu.

Esses dois casos isolados não causam surpresa em ninguém que necessita de atendimento médico um morador diz que sempre foi assim a situação nessas unidades de saúde, que são responsáveis para atender uma demanda de duas grandes regiões periféricas da Capital.

Quem sofre é a população menos favorecida.

 

BOCA DO POVO 06 – ABSURDO – Maria Aparecida chegou às 07h15 nessa sexta-feira (05) na UPA Sul, conduzindo a sua irmã para uma consulta a respeito de um mal-estar que havia sentido, assim como ela outras pessoas também se dirigiram a Unidade de Saúde em busca de atendimento, esperando que tudo estivesse normalizado.

Em contato com a nossa reportagem, Maria disse que depois do meio-dia, com a unidade lotada, a direção chamou a atenção de todos para avisar que não haveria mais atendimento e que só atenderiam situações de urgência grave, o que acabou provocando reclamações das pessoas que, como ela, estava há mais de cinco horas aguardando a consulta.

Que vergonha prefeito e vereadores.

 

BOCA DO POVO 07 – SEM EXPLICAÇÃO? Nos últimos meses a Prefeitura de Porto Velho perdeu diversos profissionais da área de saúde, entre técnico e enfermeiros, incluindo a saída de 39 médicos da rede municipal. O reflexo está justo na deficiência dos atendimentos nas unidades de saúde mais críticas, onde existem a maior incidência de pacientes e pessoas que procuram consultas. O povo sofrendo e ninguém toma providências.

TENHO DITO.

 

BOCA DO POVO 08 – Em contato com a assessoria da prefeitura, sobre a falta de médicos tanto na UPA Sul quanto na Policlínica Dra. Ana Adelaide, a resposta não esclarece nada, porém deixa o aviso de que está prevista a contratação de mais de 40 médicos para regularizar o atendimento na capital, conforme anúncio do prefeito Hildon Chaves.

Lembrando que a Prefeitura já publicou no Diário Oficial do Município o edital para contratação emergencial de profissionais na área da saúde, com designíos para contratar médicos, enfermeiros, odontólogos (para a zona rural), terapeutas ocupacionais, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Mas até agora só blá-blá-blá blá-blá-blá.

 

BOCA DO POVO 09 – RAUPP E A VOLTA À POLÍTICA

Que não se diga que o ex. senador Valdir Raupp não faz falta! Faz e faz muita! Mesmo os seus adversários sempre reconheceram nele uma liderança para abrir o diálogo entre todos, mas muito mais pela sua performance em conseguir recursos para praticamente todos os municípios rondonienses. Desde que foi derrotado nas urnas, depois de mais de duas décadas de passagens vitoriosas pela política, a voltar ao mundo que conhece bem por enquanto, sua presença tem sido tímida. Participou, dias atrás, de um encontro do MDB em Ji-Paraná e fez novamente, nesse final de semana, quando o partido se reuniu em Ariquemes. Os encontros partidários têm sido organizados por iniciativa do ex governador e atual senador Confúcio Moura.  Será que os dois – Raupp e Confúcio – estarão juntos novamente, como estiveram durante muito tempo, antes da eleição passada?  Raupp voltará? Por enquanto, nas questões regionais do MDB, há mais perguntas que respostas. Mas o que se pode dizer com segurança é que o partido está se reconstruindo.

Vamos aguardar.

 

BOCA DO POVO 10 – Nossa força vem do setor produtivo. O agronegócio em Rondônia gera emprego e renda no campo e na cidade, o plano é desenvolver ainda mais.

Com o apoio e os investimentos do Governo do Estado, e o trabalho dos produtores rurais nossa agricultura tem batido recordes em todos os campos. Em 2020 a área de plantio da soja saltará para 400 mil hectares. Também somos destaque na produção de milho e cacau.

Somos o segundo produtor de café robusta do País. Nosso café tem a qualidade reconhecida internacionalmente. Este ano nosso café robusta conquistou excelentes colocações no prêmio “Coffee of The Year 2019”, na Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte.

Mas mesmo assim falta investimento no pequeno agricultor. Vamos aguardar.

 

BOCA DO POVO 11 – O Procurador-Geral de Justiça, Aluildo de Oliveira Leite, realizou visita de trabalho, na última semana, na Promotoria de Justiça de Machadinho do Oeste, acompanhado do Secretário-Geral, Promotor de Justiça Marcos Valério Tessila de Melo.

Em reunião com integrantes a Promotora de Justiça Naiara Ames de Castro Lazzari daquela Promotoria de Justiça, o Procurador-Geral de Justiça tratou da reorganização administrativa do Ministério Público, a formação dos gabinetes dos Promotores de Justiça e outras questões da área administrativa da Instituição.

Eu como jornalista sonho em ver um Ministério Público mais atuante.

TENHO DITO.

 

BOCA DO POVO 12 – É com a mesma indignação dos condutores de veículos que trafegam na Rodovia 383 em Cacoal até Nova Estrela, pois as PÉSSIMAS condições e a lentidão da Residência do DER Cacoal em solucionar esse problema, deixa bem claro que as vezes as más escolhas dos residentes refletem a tragédia que se encontra nossas estradas.

Reitero que estarei MAIS UMA VEZ cobrando do alto escalão do DER que providencie melhorias, e resolva de fato as condições precárias da Rodovia 383 e acelere também os trabalhos de conclusão da RO 471.

Vou levar ao conhecimento do chefe da Casa Civil Júnior Gonçalves que até agora é o único que está resolvendo algo.

TENHO DITO.

 

Por: Odair Calado / Povo em Alerta


Pular para a barra de ferramentas