Terça-feira, 07 de maio de 2024



Coocamarji anuncia primeira venda de carga de vidros

A Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ji-Paraná (Coocamarji), anunciou esta semana que conseguiu completar a primeira carga, exclusivamente só de vidros, recolhidos das vias do município. A cooperativa é a primeira do ramo do Estado a conseguir esse feito, resultando vários benefícios, entre os quais, economia financeira para a prefeitura que deixa de pagar ao Aterro Sanitário para enterrar o referido produto.

De acordo com o presidente da instituição, Celso Luis a primeira carga, somente de vidro, durou 15 dias, totalizando 25 toneladas de vidros entre os quais garrafas de bebidas e de diversas outras embalagens. “Essa é mais uma conquista dos catadores da Coocamarji, e com isso, aumentando o rendimento financeiro de todos”, declarou.

Ainda de acordo com Celso Luiz, parte dos vidros coletados vem do projeto Coleta Seletiva que à partir do próximo ano, estará atendendo em praticamente todos os bairros de Ji-Paraná, mas, a maior parte ainda é do trabalho de triagem feito no lixo comum.

A primeira carga de vidros está programada para sair de Ji-Paraná, na próxima semana, com destino ao Estado de São Paulo, mais precisamente, para uma indústria de vidros, situada no interior. Ele ainda informou que o vidro vendido é totalmente reutilizado, antes, passa por um rigoroso processo. “O vidro é o único material 100% reciclável”, afirmou. O presidente da cooperativa ainda lembrou que a expectativa para 2021 é que sejam retirados do Meio Ambiente, em Ji-Paraná, algo próximo de 50 toneladas por mês. “Já estamos nos preparando para alcançar e/ou até mesmo superar essa meta”, concluiu.

 

 

Por J. Nogueira/DIÁRIO DA AMAZÔNIA

spot_img


Pular para a barra de ferramentas