Terça-feira, 30 de abril de 2024



Cras de Ji-Paraná tem por objetivo o desenvolvimento do SCFV

Composta por coordenadores, assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, agentes administrativos, orientadores sociais e entrevistadores do CadÚnico, as unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) têm como principal objetivo o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade pública podem ser atendidos pelos servidores da Prefeitura de Ji-Paraná.

Administrados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), os Cras Jardim dos Migrantes e Morar Melhor, no 1º distrito, e o Cras São Francisco e Roda Moinho, no 2º distrito, atendem 65 bairros referenciados as suas unidades no município. A finalidade da descentralização é fortalecer os vínculos familiares e comunitários, ampliar o acesso aos direitos de cidadania e prevenir vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios.

“Os Cras são a extensão das casas das famílias nas comunidades referenciadas. Nosso objetivo é atender e melhorar a condição de vida das pessoas, garantindo seus direitos pelo acolhimento, e, assim, orientando-os e encaminhando-os para os serviços assistenciais disponíveis em Ji-Paraná”, comentou a secretária da Semasf, Ana Maria Santos Vizeli.

Os profissionais dos centros promovem oficinas para as famílias acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), reuniões socioeducativas, rodas de conversa, atendimento do indivíduo e da família para escutar as dificuldades encontradas, promover ações itinerantes e comunitárias, e visitas domiciliares.

O SCFV é oferecido para crianças (3 a 6 anos/7 a 11 anos), adolescentes (12 a 17 anos), adultos (18 a 59 anos) e idosos (acima de 60 anos), com o objetivo de criar e fortalecer o vínculo familiar por meio de atividades socioeducativas. Os grupos formados também participam das ações desenvolvidas pelas campanhas dos Calendário Colorido da Semasf.

Todas as pessoas assistidas pelas unidades dos Cras precisam estar inseridas no sistema do Cadastro Único. Por meio dele, os indivíduos fazem parte de programas e projetos desenvolvidos, e dos benefícios disponibilizados pelos governos federal, estadual e municipal.

Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira das 7h30 às 13h30. Para mais informações, o interessado deve entrar em contato com o Cras Roda Moinho (3411-9500), Cras Morar Melhor (69 9.9380-7162), Cras São Francisco (3423-0453) e Cras Jardim dos Migrantes (3422-6859), ou pela Semasf (3416-4188).

FOTOS: Maria Elis


spot_img


Pular para a barra de ferramentas