Quarta-feira, 24 de abril de 2024



DENÚNCIA: Em fiscalização, COREN diz ter encontrado larvas em paciente internado por COVID em Rondônia

O Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia – COREN/RO entrou com Ação Civil pública contra o Governo do Estado na 2ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária de Rondônia.

No processo apresentado à Justiça, o COREN/RO afirma que realizou fiscalizações nas unidades de Saúde do Estado e constatou situações alarmantes, como no caso do Hospital de Campanha da Zona Leste de Porto Velho – CERO, que não possui exigências mínimas da legislação referente à Enfermagem.

“Há sobrecarga de trabalho, ocasionando excesso de serviço às equipes, com longas e exaustivas jornadas laborais, situação que sobrecarrega e compromete o estado biopsicológico do profissional”, diz à ação em juízo.

Pacientes abandonados

De acordo com o COREN/RO, existem casos no CERO onde apenas dois técnicos de enfermagem são resposáveis por cuidar de uma ala com até oito pacientes intubados em estado grave de infecção por COVID-19.

Está no relato do COREN/RO, que durante uma fiscalização realizada no último dia 17 de março foi constatado larvas na boca na boca de um dos pacientes intubados, além disso, banheiros estavam interditados e não havia local de descanso para os profissionais de Saúde.

Foto: COREN/RO

“Apenas dois técnicos atendiam uma ala com até oito pacientes graves com Covid-19. A equipe de fiscalização do Coren encontrou pacientes intubados com larvas na boca, caracterizando um cenário totalmente contrário à assistência e tratamento à saúde das pessoas internadas naquele setor, uma violação à dignidade humana. Medicamentos vencidos também foram encontrados entre os frascos a serem ministrados aos pacientes”, afirma o relato do COREN/RO.

A Justiça analisa o pedido de Tutela de Urgência feito pelo COREN/RO para que o Governo resolva todas às essas questões imediatamente.

O sindicato dos servidores da Saúde de Rondônia – SINDSAÚDE, afirmou que irá solicitar os relatórios de fiscalização do COREN/RO para também tomar as medidas necessária para evitar que situações como essa se repitam.

A reportagem buscou contato com a SESAU/RO e foi emitida uma nota de esclarecimento.

Confira a resposta da Sesau:

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), através do Hospital de Campanha Zona Leste (Cero), esclarece que, a fiscalização feita pelo Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) ocorreu em 17 de março de 2021, onde foram apontados alguns ajustes na unidade, e que todos os pontos colocados no relatório e entregue à Sesau, já foram ajustados e respondidos para o órgão, inclusive com fotos. A direção do hospital afirma que, em nenhum momento foi citado no relatório do Coren-RO, apresentado ao hospital, sobre pacientes com larvas na boca e nenhuma foto foi apresentada.

Rondoniaovivo – João Paulo Prudêncio


spot_img


Pular para a barra de ferramentas