Sábado, 15 de junho de 2024







DIFERENTE: Rondônia é único estado do país que não oferta vagas no SISU

O prazo para inscrições no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2024 encerra nesta quinta-feira (25). Entretanto, é importante observar que as instituições federais em Rondônia, especificamente a UNIR e o IFRO, decidiram não participar do programa, afetando aqueles que buscam graduações gratuitas no estado.

O SISU é responsável por selecionar estudantes para cursos de nível superior em instituições públicas em todo o país com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a adesão ao SISU não é compulsória, sendo uma decisão das instituições federais.

Posicionamento

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) adotou um sistema próprio de seleção, utilizando as notas do Enem, proporcionando oportunidades diversas, especialmente para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e provenientes de escolas públicas.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), que participou do SISU até 2021, atualmente realiza seu próprio processo seletivo para cursos técnicos de nível médio e superior.

Detalhes

A não adesão ao SISU pelo IFRO é atribuída às divergências entre o cronograma do programa e o calendário acadêmico do instituto, considerando que as chamadas para matrícula ocorrem após o início das aulas nos campi, podendo prejudicar os alunos ingressantes.

Embora as instituições locais não ofereçam vagas pelo SISU, os estudantes de Rondônia têm a opção de participar da seleção para institutos e universidades de outros estados. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente online na página oficial do programa até esta quinta-feira (25). PARA ACESSAR O ENDEREÇO ELETRÔNICO DO SISU, CLIQUE AQUI.

Pela primeira vez, o SISU terá uma edição única, com a seleção de candidatos para o segundo semestre letivo de 2024 ocorrendo nas mesmas datas da seleção para o primeiro semestre.

O SISU é destinado a todos os estudantes que fizeram o ENEM no ano anterior, desde que não tenham zerado a nota da redação. A partir de 2021, o programa também passou a disponibilizar vagas para cursos à distância.


spot_img


Pular para a barra de ferramentas