Domingo, 05 de maio de 2024



Diretora de escola ameaça fechar BR-364 por falta de lombadas

Alunos da escola estadual Nossa Senhora do Carmo, localizada no distrito Riozinho, emCacoal (RO), estão tendo problemas para atravessar a BR-364, isso porque após a recuperação da pavimentação asfáltica, há cerca de dois meses, as lombadas físicas que existiam no local foram retiradas. Segundo a diretora da escola Lídia Maria da Silva, os alunos estão correndo perigo e caso as lombadas não sejam recolocadas, até segunda-feira (19), irá mobilizar os pais para fechar a BR-364. O diretor regional do Departamento Nacional de Infraestruturas de Transportes Nilson Celso Machado, disse que a instalação de novas lombadas está previstas para sexta-feira (16) e sábado (17).

Cursando o 5º ano do ensino fundamental na escola Nossa Senhora do Carmo Leonardo Gomes, de 11 anos, conta que ao sair da escola o fluxo de veículos na rodovia é intenso e que muitos motoristas não param para que os alunos atravessem. “Todos os dias vou embora sozinho, mas sem as lombadas está bem difícil, pois a maioria dos motoristas passam depressa, eles só diminuem a velocidade quando algum professor nos acompanha”, reclamou Leonardo

Hrarkley Trevizoli da Silva, de 11 anos, estuda o 5º ano no período vespertino, e o irmão Widley Trevizoli dos Santos, de 8 anos, estuda a 3ª série no período matutino. Todos os dias Hrarkley busca o irmão no final do turno. “Minha mãe manda eu buscar meu irmão, por segurança mesmo, pois tem medo que aconteça alguma coisa quando for atravessar a rua, ele não tem muito cuidado e pode ser ‘pego’ por um carro”, ressalta o estudante.

De acordo com Lídia, o prejuízo sofrido pela escola com a retirada das lombadas é a falta de segurança para as crianças. A diretora afirma que já entrou em contato com muitos órgãos públicos, para recolocarem as lombadas em frente à escola, mas até agora não foi atendida. “Nós estamos preocupados com a situação mesmo sabendo que fora das dependências da escola foge da nossa competência”, destaca Lídia.

Escola (Foto: Magda Oliveira/G1)

A diretora afirma que a escola atende 285 alunos diariamente, e caso as lombadas não sejam recolocadas até segunda-feira, irá mobilizar os pais para fecharem a BR. “É a segurança dos meus alunos que está em jogo. Todos os dias preciso interromper meus trabalhos para atravessar os alunos, pois não consigo ficar trabalhando tranquila, enquanto as crianças estão correndo perigo”. A escola atende alunos de 6 a 12 anos de idade.

Segundo o diretor regional do Departamento Nacional de Infraestruturas de Transportes Nilson Celso Machado, está programada a instalação de uma lombada eletrônica, porém como esse projeto não será imediato, as lombadas físicas irão retornar para os mesmos locais de onde foram retiradas. “Está marcado para sexta-feira e sábado, a instalação das lombadas pela empresa terceirizada responsável pela recuperação do asfalto”, afirma o diretor.

Nilson também explicou, que as pinturas das faixas de pedestres só serão feitas na próxima segunda-feira (26), pois a massa asfáltica precisa de tempo para secar.  Serão feitas inicialmente três lombadas, segundo Nilson.


spot_img


Pular para a barra de ferramentas