Segunda-feira, 29 de abril de 2024



Eleições 2020 – Lista de pré-candidatos é extensa em Rolim de Moura

Estamos há duas semanas para o início as convenções partidárias, quando serão eleitos os candidatos a prefeito, vice e vereador, nas eleições municipais, adiadas de outubro para novembro, próximo. Em Rolim de Moura, que teve problemas com prefeitos, desde a renúncia do ex-prefeito, Cezar Cassol, temos vários pré-candidatos, dentre eles, pelo menos três vereadores e dois ex.

Rolim de Moura é um dos municípios mais importantes de Rondônia, o principal da Zona da Mata, com cerca de 40 mil eleitores. A princípio, oito nomes estão em condições de disputar as eleições municipais, número elevado, mas que demonstra a importância na luta para a sucessão do prefeito Luizão do Trento (PSDB), que não disputará a reeleição, pois está no segundo mandato.

O ex-secretário de Estado, e ex-vereador do município, Rodney Paes está entre os pré-candidatos. Experiente e participante ativo da política regional, o professor de educação física, Rodney há tempo busca o posto principal do executivo municipal. Deverá ser consolidado pelo Solidariedade nas convenções, que terão início no próximo dia 31 e encerramento em 16 de setembro.

Três representantes do legislativo municipal estão dispostos a enfrentar as urnas em busca do cargo de prefeito. Lauro Lopes (PRB), presidente da câmara está entre os pré-candidatos. Já assumiu o comando do município com o afastamento do prefeito Luizão do Trento e tem experiência na política.

O vereador Uender Nogueira (Podemos) é outro integrante da Câmara Municipal, que pretende concorrer à sucessão municipal. Há tempos realiza um trabalho junto à população já se preparando para um salto maior na sua caminhada política, que é de chegar à chefia do executivo municipal.

Os políticos mais cobrados pela população são os vereadores. Eles estão mais perto dos problemas e junto à comunidade. E mais um membro do Parlamento Mirim (composto de dez vereadores) deverá concorrer a prefeito em novembro próximo. O vereador Aldo Júlio (MDB) também busca espaço, para disputar à sucessão municipal. Tem um bom trabalho no legislativo e um partido, que sempre foi muito forte em Rolim de Moura.

O vice-prefeito, Fabricio Melo, do PSD, partido presidido no Estado pelo deputado federal Expedito Neto está preparado para enfrentar as convenções e consolidar seu nome como postulante ao cargo, hoje ocupado pelo prefeito Luizão. Caso Fabrício consiga uma parceria com o PSDB, que tem como um dos líderes, se não o maior, o ex-senador Expedito Júnior, pai de Expedito Neto, as chances de sucesso nas urnas aumentarão.

O empresário do ramo de combustíveis, com mais de 30 anos de Rolim de Moura, Rômulo Pedro de Oliveira Filho, o “Rominha da Moto Motores”, filiado ao PL compõe a relação de nomes em condições de concorrer a prefeito. Rominha é ligado ao ex-deputado federal, que também já passou pela Assembleia Legislativa (Ale), Luiz Cláudio, que preside o partido no Estado. É um nome novo e praticamente sem rejeição, item muito importante na política.

Formado em pedagogia, o comerciário Marcelo Balgamazi, filiado ao Cidadania tem um bom trânsito nas mais diversas camadas sociais e facilidade na comunicação com a comunidade. É uma aposta, mas como em Rolim, não tem segundo turno, uma votação consistente será suficiente para a vitória. Como há, pelo menos por enquanto, muitos candidatos, caso isso se consolide, após as convenções, 15% ou 20% dos votos válidos serão suficientes para se eleger.

O PSB, presidido em Rondônia pelo deputado federal, Mauro Nazif, tem dois nomes em condições de concorrer. Márcio Mateus, ex-vereador e a professora Luzenir Mota, moradora de Rolim de Moura há pelo menos 4 décadas estão entre as lideranças do partido para a sucessão municipal. Mateus e a professora Luzenir deverão compor, até as convenções, ou disputar a indicação junto aos filiados. Luzenir, além de pioneira é pessoa das mais conhecidas e respeitadas junto à comunidade. Já Mateus tem mais “musculatura” política, como ex-vereador, candidato a deputado estadual em 2018 e ex-integrante do PT.

A sucessão municipal em Rolim de Moura deverá ser concorrida, pois os bastidores estão “bombando” na busca de candidatos, para ser analisados nas convenções partidárias, que este ano, é importante lembrar, poderão ser feitas via internet, devido ao coronavírus.

 

Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica


spot_img


Pular para a barra de ferramentas