Sexta-feira, 10 de maio de 2024



Eleições – Conheça os nomes que podem fazer frente à reeleição de Confúcio Moura


Porto Velho, RO –
  O atual governador de Rondônia Confúcio Moura (PMDB) já encontra, a sete meses das eleições, cinco possíveis nomes que poderão destroná-lo ou não do Palácio Presidente Vargas. Todos eles têm história política no Estado.

Dois deles, ainda com o futuro incerto politicamente falando, dizem aos quatro cantos que poderão concorrer. O ex-governador e senador da República Ivo Cassol, do PP, não quer mesmo delegar esta tarefa a outra pessoa. Condenado pelo STF ano passado por fraudar licitações à época em que era prefeito de Rolim de Moura, o progressista anda confiante.

O outro é o ex-senador Expedito Júnior, que garante ter quitado suas dívidas com a Justiça Eleitoral. Ele foi candidato ao Governo do Estado em 2010, mas sua campanha foi prejudicada pela incerteza em sua situação eleitoral. Expedito foi vereador de Rolim de Moura aos 21 anos. Dois anos depois se tornou o deputado federal mais jovem do Brasil. Em 1994, candidatou-se novamente ao cargo de deputado federal e foi eleito. O terceiro mandato teve início em 1999 e terminou em 2003. Em 2002 concorreu ao Senado, ficando em terceiro lugar. Em 2006, concorrendo pelo PPS, foi eleito senador da República.

Além deles, há três legisladores experientes e com passagens em prefeituras nos municípios rondonienses. O ex-presidente da Assembleia Legislativa Neodi Carlos foi confirmado hoje pela sua sigla, o PSDC, como pré-candidato ao Governo. Ele já administrou o município de Machadinho d’Oeste, pouco menos de 350 quilômetros da capital.

O mesmo vale para o seu colega de legislatura, Maurão de Carvalho, que, apesar de pertencer a mesma legenda de Ivo Cassol, se lançou como pré-candidato e não parece ter mudado de opinião até então. Maurão foi o primeiro prefeito do município de Ministro Andreazza, antigo distrito de Cacoal.

Mas o primeiro nome a ser lançado com convicção foi proposto pelo partido que administrou Porto Velho por oito anos consecutivos, o PT. E ele vem com larga experiência administrativa dos tempos em que geriu a prefeitura de Alto Alegre dos Parecis. Padre Ton, atualmente deputado federal, tenta recompor a moral do seu partido que tem luz maior nos nomes do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, e na atual, Dilma Rousseff.

O cenário montado até agora para as eleições de 2014 é incerto. Os nomes sequer podem ser confirmados, mas os partidos estão se movimentando nos bastidores e não são raras as alterações ocorridas de última hora.

Sobre os peemedebistas, por exemplo, o empresário Mário Português chegou a ser cogitado para concorrer no lugar do atual governador. A informação parece não ter se sustentado.

 

Autor:  Rondoniadinamica


spot_img


Pular para a barra de ferramentas