Fórum do Desenvolvimento de Cacoal tem participação de gestores públicos, empresários e sociedade civil

Foi realizado nesta sexta-feira, 19 de novembro, o Fórum de Desenvolvimento Econômico do Município de Cacoal, que reuniu gestores públicos e privados, e outros representantes da sociedade civil, que teve como objetivo apresentar a situação econômica do município e elaborar um Plano de Desenvolvimento com a participação e criação de condições estáveis e de segurança para atrair investimentos privados.

O Fórum é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio de Cacoal (SEMICT), em parceria com a Câmara Municipal de Cacoal, Sebrae, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), com a participação efetiva do setor privado. O Fórum visa identificar e debater as necessidades e prioridades de cada setor para adoção de estratégias para abertura de novos mercados e implantação de medidas efetivas de desenvolvimento; acesso à alocação de recursos públicos; e estimular a competitividade dos sistemas de produção local. Também são objetivos desburocratizar, apoiar e incentivar micro e pequenos negócios, criar oportunidades de oferta de financiamentos para o setor produtivo e disponibilizar alternativas de implementações tecnológicas para desenvolvimento dos diferentes setores e atores econômicos.

Prefeito Adailton Fúria fala da importância da captação de indústrias de transformação para agregar valor à produção do município

A abertura foi realizada pelo prefeito Adailton Fúria, que destacou a importância desse fórum que tem como foco o compartilhamento de experiências e propiciar novas ideias criativas para o empreendedorismo. Ele parabenizou ao Secretário Municipal de Indústria e Comércio, Elizeu Dias, e toda a sua equipe por permitir a Cacoal avançar cada vez mais em sua vocação para o empreendedorismo comercial, industrial e do setor de turismo e vislumbra também atrair investimentos de empreendedores do setor industrial visando a agregação de valor à produção local. O que falta hoje, segundo o prefeito, são condições de transformação dos produtos in natura em produtos industrializados, mas ele ressaltou que atual administração, através da SEMICT, vem mantendo contato permanente com industriários visando atraí-los para que instalem suas plantas industriais em nosso município.

O marco inicial, segundo o prefeito, já temos, que é o fato de a cidade ser reconhecida em Rondônia e em várias regiões do país através de realizações desta administração e de administrações passadas, que demonstram o quanto a cidade é importante não apenas como polo regional, mas também no âmbito nacional.

O presidente da Câmara João Paulo Pichek salientou que a cidade precisa de boas políticas públicas para voltar a ser a terceira maior economia do Estado, como já foi no passado. Lembrou que a atual administração tem buscado o resgate de nossa vocação empreendedora, falou das dificuldades nos últimos dois anos em razão da pandemia, mas expressou a sua fé de que, em um futuro não muito distante, este pujante município volte a reconquistar uma posição melhor no ranking das maiores economias do estado.

Também presente ao evento, o deputado Cirone Deiró saudou aos participantes do Fórum, falou da importância da parceria entre município, estado e instituições como o Sebrae, ACIC, CDL, SEDEC (antigo SEDIC) e outros órgãos que buscam a implantação de um ambiente favorável ao empreendedorismo.

Um dos palestrantes do evento foi o Chefe de Gabinete da Presidência da Câmara, Eleutério Gonçalves, que falou das ações que o Poder Legislativo Municipal pretende realizar, como a aprovação de leis que visem a desburocratização e isenções fiscais. Ele também ressaltou a importância das ações da SEMICT no incentivo à indústria, ao comércio e ao turismo, lembrando que todos os atos do Executivo precisam ser avaliados e validados pela Câmara Municipal, cujos representantes, eleitos pelo povo, são partes importantes não apenas como fiscalizadores, mas também como parceiros da administração pública no que for de interesse do povo de Cacoal.

O Fórum teve prosseguimento com a participação do Secretário da Indústria Comércio e Turismo, Elizeu Dias, que detalhou a importância das ações do Poder Executivo para criar um ambiente favorável aos negócios, lembrando que o município já conta com a Lei nº 3.956 que prevê importantes incentivos fiscais para aqueles que querem investir no município. O que precisamos, segundo ele, é compartilharmos essas informações para que mais empreendedores de fora entendam que é vantajoso investir no município. Ele citou descontos ou isenções em taxas, ressaltando que os empreendedores poderão procurá-lo na SEMICT para conhecerem melhor o que a administração municipal tem a oferecer em nível de incentivos.

O secretário lembrou que, além da pujança no comércio e serviços, o Município também tem mostrado uma enorme vocação para o ecoturismo, e esses empreendimentos tem sido um importante instrumento para divulgar Cacoal para além das fronteiras de nosso Estado.

A representante do SEBRAE em Cacoal, Thuylla Gomes Ribeiro, falou sobre as ações dessa entidade para promover a competitividade e dar suporte aos empreendedores. Citou como exemplos cursos online, disponíveis gratuitamente a toda a sociedade. Disse também que o SEBRAE faz registro de marcas e apoio a iniciativas empresariais. Lembrou o caso bem-sucedido de um empresário de Cacoal que transformou seu empreendimento em franquia e hoje sua marca se expandiu a vários municípios do país. Em síntese, Thuylla demonstrou o quanto o SEBRAE tem sido e continuará sendo importante para os empreendedores e empreendedoras do Município.

- Advertisement -
spot_img

Mais notícias +