teensexonline.com

Quinta-feira, 11 de julho de 2024








Guia online do IPTU 2024 está disponível

Contribuintes que perderam prazos podem emitir guia do imposto no site oficial da Prefeitura

Os contribuintes que perderam os prazos para o pagamento da cota única ou da primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Coleta de Lixo de 2024 podem emitir a guia de arrecadação pelo site da Prefeitura de Ji-Paraná (www.ji-parana.ro.gov.br). O pagamento em cota única, com 10% de desconto, venceu no dia 8 de julho, enquanto que o pagamento da primeira parcela tinha vencimento previsto para a mesma data, cerca de 67 mil boletos foram entregues em Ji-Paraná.

Para evitar prejuízos ao erário, e agilizar os serviços aos contribuintes, a Prefeitura está disponibilizando a emissão das guias online.
“É possível solicitar a guia de arrecadação pessoalmente na Gerência Geral de Arrecadação, no prédio da Subprefeitura, localizado na Avenida Ji-Paraná, nº 605, no Bairro Urupá (1º distrito). O interessado deve apresentar documentos pessoais e do imóvel”, informou Juliana Landin, gerente geral de Arrecadação (GGA).

O contribuinte que perdeu os prazos também perde o direito ao desconto de 10% (cota única) e, na opção pelo parcelamento, a primeira parcela após o vencimento será emitida com acréscimo de juros e multa. As outras três parcelas do imposto, com vencimentos para 10 de agosto, 10 de setembro e 10 de outubro, permanecem sem reajustes.

Mais de 45% do valor previsto para ser arrecadado pela Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz) já está nos cofres do município. Foram lançados mais de R$ 15 milhões em cobranças no sistema da Semfaz, com previsão de arrecadar cerca de R$ 10 milhões.

A partir do dia primeiro de agosto, já podem ser solicitadas as isenções. Entre os contribuintes que têm direito estão: portadores de deficiência física, pessoas com idade acima de 65 anos e viúvas. O contribuinte deve possuir apenas um imóvel na cidade, e é necessário o preenchimento de um formulário de isenção disponibilizado através da Gerência de Arrecadação. O pedido é válido por cinco anos. “Os pedidos solicitados em 2019 precisam ser renovados. O período para solicitar as isenções encerra no dia 30 de novembro”, disse Juliana Landin.

A inadimplência com o IPTU em Ji-Paraná reduziu em mais de 60%, o que possibilitou ao município ampliar os investimentos em obras de infraestrutura, pavimentação, saúde, educação e assistência social, além da contrapartida em grandes investimentos previstos na cidade.

O imposto, acrescido da taxa de coleta de lixo, é cobrado de todos os imóveis (residenciais ou comerciais) ou terrenos na área urbana e nos distritos de Nova Londrina e Nova Colina. O pagamento do imposto pode ser efetuado em agências lotéricas, rede bancária ou via Pix.

Texto: Leandro Pereira
Fotos: Chico Limeira


spot_img


Pular para a barra de ferramentas