Quinta-feira, 02 de maio de 2024



Ji-Paraná: Coocamarji instala 11º Ecoponto no Colina Park

A Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ji-Paraná (Coocamarji), realizou na última semana a instalação do seu 11º Ecoponto (ponto de coleta ecologicamente correto) na região do bairro Colina Park, primeiro distrito deste município. Com o equipamento, moradores da comunidade passam a contar com contêiner devidamente dividido para a coleta de vidros, papéis, garrafas pets, metais, eletrônicos e até óleo de cozinha. A informação foi prestada pelo presidente da instituição, Celso Luiz.

11º Ecoponto foi instalado na segunda rotatória do Colina Park, e somente foi possível com o apoio do 1º Juizado do Tribunal de Justiça (comarca Ji-Paraná), através do magistrado titular do 1º Juizado Especial Cível e Criminal, Maximiliano Darci David Deitos, revertendo para a Coocamarji valores provenientes de multas ambientais. O valor repassado para a aquisição do Ecoponto ficou próximo de R$19 mil.

Por sua vez, a Coocamarji deve realizar ações de Educação Ambiental nas unidades de educação neste município, bem como a conscientização da população através de marketing. Segundo a diretoria, em média mensal, a coleta em cada Ecoponto gira em torno de 1.870 quilos de materiais recicláveis.

Recicla Ji-Paraná

Um dos projetos desempenhados pela Coocamarji é o Recicla Ji-Paraná, que conscientiza a população para a separação correta do lixo doméstico, que tem como leva “Abrace essa ideia, Ji-Paraná merece”. Ainda de acordo com números da Coocamarji, Ji-Paraná com pouco mais de 130 mil habitantes conta com 47 mil toneladas de Resíduos Sólidos/ano, e apenas 03% desse total é reciclado, sendo que 45.590 toneladas/ano é enterrado, o que significa mais de R$5 milhões de recicláveis são depositados no Aterro Sanitário

Por J. Nogueira / DIÁRIO DA AMAZÔNIA


spot_img


Pular para a barra de ferramentas