Sábado, 20 de abril de 2024



Ji-Paraná ganha Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer

O 1º Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer de Rondônia foi inaugurando na tarde de sexta-feira (3), com presença de lideranças e da comunidade. O projeto é amplo e terá grande importância para o tratamento precoce de câncer. O presidente do Hospital do Amor da Amazônia, Henrique Prata, destacou que a prevenção e o diagnóstico precoce são as etapas mais importantes para a cura do câncer e, que, essa unidade será importante para a saúde da população. Esteve presente também, o deputado Welinton Prado (PROS-MG), Presidente da Comissão Especial de Combate ao Câncer, na Câmara dos Deputados.

O projeto foi idealizado pela deputada federal Silvia Cristina que destacou que “o espaço de uma das mais importantes obras para a saúde da população rondoniense que está em tratamento de câncer”. Na unidade de saúde, serão realizados exames preventivos e diagnósticos de câncer, micro e pequenas cirurgias para biópsia com a competência do Hospital de Amor, referência nacional na prevenção e tratamento de câncer.

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) destacou que está envolvido nesse projeto desde 2010. Ele destacou a liderança da deputada Silvia Cristina (PDT-RO), que conseguiu mobilizar R$ 10 milhões de recursos orçamentários com apoio da bancada federal.

Inauguração do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná (Foto: Igor Kraemer)

O senador afirmou que, anteriormente, foi viabilizada a construção do Hospital de Amor de Porto Velho, com a destinação de mais de R$ 6 milhões em emendas ao Orçamento da União para a fundação Pio XII, mantenedora do hospital e também responsável pela construção do Centro de Prevenção do Câncer.

Gurgacz destacou que, com o hospital Hospital de Amor, mais de 20 mil pessoas deixaram de viajar para fazer tratamento fora do estado.

 

Diário da Amazônia


spot_img


Pular para a barra de ferramentas