teensexonline.com

Sexta-feira, 12 de julho de 2024








JI-PARANÁ; Município ganha o Conselho Municipal de Cultura

Em ações realizadas durante o Fórum de Cultura de Ji-Paraná, realizado na última quarta-feira (19/6) nas dependências do Poder Legislativo (Câmara de Vereadores), foi criado pelos participantes o Conselho Municipal de Políticas de Cultura de Ji-Paraná. A criação foi com base na Lei (2555/Nov/2013), que trata do Sistema Municipal de Cultura da cidade. O primeiro presidente eleito é o professor Francisco Carlos dos Reis “Professor Carlos Reis”, como é mais conhecido.

De acordo com Carlos Reis, a diretoria do Conselho de Cultura conta com no mínimo dois artistas representantes de cada uma das doze setoriais. No Fórum, cada setorial votou em seus representantes, definindo titular e suplente (s). Depois houve a eleição para presidente e secretário geral do Conselho e seus suplentes. Ele ainda lembrou que o conselho é paritário, ou seja, mesmo número para representantes da sociedade civil e para representantes do setor público.

Carlos Reis (1º da esquerda) é o primeiros presidente do Conselho da Cultura de Ji-Paraná (Divulgação)

Diretoria

Francisco Carlos dos Reis (Presidente), Secretário Geral (Ivan Marinho), Secretário Geral (Hemerson Milani Mendes) e suplente, Ronildo Silva Farias.

Carlos Reis explicou que o objetivo do conselho é propor diretrizes das políticas públicas relacionadas à cultura do município, através do Plano Municipal de Cultura, com validade de dez quatro anos e, fiscalizar e deliberar sobre leis e ações que envolvam a cultura local. “É um órgão que atuará juntamente com a Fundação Cultural de Ji-Paraná”, afirmou. Com a criação do conselho, o município garantiu o repasse financeiro do Governo Federal, até 2028, através da Lei Aldir Blanc 2 (Lei de incentivo na cultura,).

O mandado da diretora é de quatro (4) anos e os primeiros atos foram a publicação no Diário Oficial do Município, tornando-se de direito o que já é de fato.

Áreas abrangentes do conselho:

Artes Visuais e Design, Artesanato, Audiovisual e Arte Digital, Circo, Cultura Afro Brasileira, Cultura Indígena, Cultura Popular e Folclore, Dança, Literatura, Música, Patrimônio Histórico e Teatro.

J Nogueira/PortalSGC


spot_img


Pular para a barra de ferramentas