Quinta-feira, 21 de março de 2024



Ji-Paraná: Projeto de videomonitoramento inteligente é protocolado

Foi protocolado, nesta terça-feira (29), junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o processo para a implantação do sistema de videomonitoramento, em Ji-Paraná. O projeto é inédito, em Rondônia, e prevê a instalação de 77 câmeras inteligentes em pontos estratégicos da cidade.

O convênio é de aproximadamente R$ 6 milhões e será viabilizado pelo Governo de Rondônia, via Detran, com contrapartida do município.

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMT), utilizou o projeto implantado na cidade de Aparecida de Goiânia (GO). O Prefeito Isaú Fonseca determinou que a AMT se empenhasse, ao máximo, para acelerar a liberação do convênio.

Conforme o presidente da AMT, Oribe Júnior, será um sistema integrado, com câmeras inteligentes e de alta precisão, com reconhecimento facial. O videomonitoramento deve facilitar o trabalho na identificação de pessoas e veículos por parte das polícias. “ Será um verdadeiro raio-x da cidade”, afirmou.

“De início, serão 77 câmeras priorizando os principais acessos de entrada e saída da cidade, além dos pontos comerciais. Escolas e igrejas também serão contempladas, proporcionando mais segurança para as famílias e aos empresários de nosso município”, reconheceu Oribe Júnior.

A expectativa da administração municipal é que o sistema de monitoramento comece a ser instalado ainda no primeiro semestre de 2022. O sistema será gerido pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da AMT, mas servirá de apoio às ações dos grupos de Segurança Pública, como a Polícia Militar (PM), PRF, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.


spot_img


Pular para a barra de ferramentas