JI-PARANÁ: Rio Machado fica à 26cm do limite mínimo aceitável

O nível do Rio Machado que ‘separa’ o município de Ji-Paraná entre o segundo e primeiro distrito, apresentou nos primeiros dias de agosto aceleração da baixa do nível d’água. O período que começou com 6,66cm, nesta segunda-feira (7), chegou aos 6,54cm. A chamada seca acontece em decorrência da falta de chuvas durante o verão amazônico, em especial, nas cabeceiras localizadas entre as cidades de Pimenta Bueno e Cacoal.

Desde o dia primeiro de agosto, com a falta de chuvas e temperaturas altas, passando sempre na região passando dos 33 graus, o rio Machado também mostra queda no seu nível. No dia primeiro, a régua registrava 6,66cm. Na sequência (6,62), (6,64), (6,65), (6,53) e (5,54).

Segundo o responsável pela a marcação diária do nível do Machado, Lucenir Saldanha, o verão amazônico ainda deve durar entre dois e três meses e, se isso se confirmar, muito provavelmente, existe a possibilidade desse nível chegar e/ou até ficar abaixo do mínimo permitido para a navegação é que de 6,28cm.

Rio Urupá – Abastecimento

Em contato com a direção da Caerd, responsável pelo o abastecimento da cidade, a reportagem foi informada que o nível do rio Urupá já entrou no chamado nível crítico. A gerência assegurou que a exemplo dos anos anteriores, providências estão sendo tomadas

Também foi informado que ocorreu a troca da bomba para uma outra de maior vazão. Outra ação é o monitoramento diário no poço de captação. Ainda segundo a direção, a Caerd adquiriu uma nova bomba de maio vazão, bem mais superior, e deve ser instalada ainda esse mês e, assim, conseguir vencer esse período de estiagem.

J.Nogueira


Pular para a barra de ferramentas