Quarta-feira, 08 de maio de 2024



JI-PARANÁ: Sem contrato e apoio, Coocamarji retira Ecopontos

Sem contrato, apoio e pagando para realizar a Coleta Seletiva na cidade, a direção da Cooperativa de Catadores Recicláveis de Ji-Paraná (Coocamarji), decidiu realizar a retirada de todos os Ecopontos instalados em vários bairros do município. A informação foi confirmada na noite desta quarta-feira (29), pelo presidente da entidade, Celso Luiz. Segundo ele, a prefeitura não demonstra qualquer interesse em formar uma parceria, como prevê a Lei Federal 12.305/2010 que regulamenta a  Política Nacional de Resíduos Sólidos

Celso Luiz explicou que além da falta de contrato com a prefeitura para a realização da Coleta Seletiva, obrigatório por Lei Federal, também a entidade constata o baixo valor na comercialização do material coletado, pelo motivo que a maior parte contém baixa quantidade reciclável e muito rejeito.

“Aí, a cooperativa acaba coletando e pagando para colocar no aterro sanitário”, afirmou. Ainda segundo o presidente da entidade, sem contrato para realizar a Coleta Seletiva, a cooperativa não recebe pela coleta, pelo transporte, pela triagem e pelas campanhas de conscientização realizadas.

Ecopontos estão sendo retirados em decorrência do alto custo e a falta de apoio do Poder Público

 

Tentativas

Celso Luiz também declarou lamentando que a diretoria da Coocamarji, já realizou diversas tentativas com a prefeitura, mas sem conseguir êxito. “Estamos pagando para manter os Ecopontos que precisam de manutenção porque estão se deteriorando e precisam passar por reforma. É isso que vamos fazer e, agora, só esperar por uma posição do Poder Executivo”, declarou. Ele finalizou que essa situação caótica da Coleta Seletiva em Ji-Paraná, não somente da atual administração.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

J Nogueira/PortalSGC


spot_img


Pular para a barra de ferramentas